Sexta-Feira Santa

Textos da Via-Sacra no Vaticano focam misericórdia de Deus

Via-Sacra será conduzida pelo Papa Francisco, com ênfase para a misericórdia de Deus diante de realidades como a perseguição e famílias em crise

Da Redação, com Rádio Vaticano

Papa Francisco em meditações na Via-Sacra / Foto: L'Osservatore Romano

Papa Francisco em meditações na Via-Sacra / Foto: L’Osservatore Romano

“Deus é misericórdia” é o título das meditações para a Via-Sacra no Coliseu de Roma, que será presidida nesta Sexta-feira Santa, 25, pelo Papa Francisco. Os textos deste ano foram escritos pelo arcebispo de Perugia, Cardeal Gualtiero Bassetti.

As reflexões do cardeal evidenciam que, diante dos medos do homem, da dor, das perseguições e da violência, a misericórdia é o canal da graça que, de Deus, chega a todos. No decorrer das 14 estações, o arcebispo de Perugia indica que o corpo flagelado e humilhado de Jesus é o caminho da justiça, “a justiça de Deus que transforma o sofrimento mais atroz na luz da ressurreição”.

Perseguição e violência

Os textos propõem meditações sobre as perseguições e a violência que atingiram a humanidade no passado e a atingem também hoje: há referências aos cristãos perseguidos, ao holocausto dos judeus na II Guerra Mundial e ao drama dos migrantes.

O autor das meditações recorda ainda o sofrimento das famílias em crise, dos casamentos falidos, de quem não tem trabalho ou dos jovens com empregos precários. Os textos também refletem sobre as “crianças profanadas na sua intimidade”, que sofreram abusos ou foram desrespeitadas na sua dignidade.

A celebração tem início marcado para as 21h15 de Roma (17h15 em Brasília), com transmissão ao vivo pela Rádio Vaticano, com comentários em português. O livreto da Via-Sacra (em italiano) está disponível (clique aqui). 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo