Semana Santa

Via-sacra no Coliseu recordará Holocausto na II Guerra Mundial

Os textos propõem meditações sobre as perseguições e a violência que atingem a humanidade

Da redação, com Agência Ecclesia

O Papa Francisco escolheu o cardeal Gualtiero Bassetti, da diocese italiana de Perugia, para criar as reflexões da tradicional Via Sacra do Coliseu de Roma, na próxima Sexta-feira Santa, dia 25.

Segundo a Rádio Vaticano, os textos propõem meditações sobre as perseguições e a violência que atingem a humanidade.

Leia também:
.: Cardeal comenta vivência da Semana Santa em meio à crise

A recordação da prisão, julgamento e condenação à morte de Jesus, no esquema das 14 estações, incluirá reflexões sobre os cristãos perseguidos, o Holocausto dos judeus na II Guerra Mundial, as famílias em dificuldade e o drama dos migrantes.

O autor fala na “justiça de Deus que transforma o sofrimento mais atroz na luz da ressurreição” e lamenta que alguns escolham outro caminho, com medo do que é diferente ou de quem vem de outras terras.

Na reflexão sobre a terceira queda de Jesus, o cardeal italiano recorda o sofrimento das famílias em crise, de quem não tem trabalho ou dos jovens com empregos precários.

Os textos falam ainda das “crianças profanadas na sua intimidade”, que sofreram abusos ou foram desrespeitadas na sua dignidade.

A celebração tem início marcado para as 21h15 (horário italiano) e será presidida pelo Papa Francisco.

Todos os anos, o Papa pede a um autor diferente a redação dos textos de reflexão apresentados nas estações da Via Sacra de Sexta-feira Santa, seguida por dezenas de milhares de peregrinos, com velas na mão.

Nos últimos anos, as meditações tinham sido confiadas ao cardeal Béchara Boutros Raï, patriarca de Antioquia dos maronitas (Líbano), com a colaboração de vários jovens do seu país (2013); ao arcebispo italiano dom Giancarlo Maria Bregantini (2014); e ao bispo italiano dom Renato Corti, antigo responsável pela diocese de Novara.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo