Internacional

Terremoto no Haiti: missionários camilianos auxiliam vítimas no país

Recente terremoto do dia 24 de janeiro não impediu o trabalho de reconstrução já realizado pelos missionários camilianos no Haiti

Da redação, com Agência Fides

Rastro de destruição do terremoto que atingiu o Haiti/ Foto: Caritas Internacional

Poucos dias após o aniversário do terremoto que atingiu o Haiti em 2010, causando mais de 250.000 vítimas e um milhão e meio de desabrigados, uma série de terremotos atingiu o sudoeste da ilha no último dia 24, causando mortes, bem como dezenas de feridos e edifícios danificados.

Os missionários camilianos que atuam no país, prestam ajuda às vítimas. “Apesar das muitas dificuldades, nunca deixamos de nos empenhar em dar respostas concretas aos pobres do Haiti que, mais uma vez, foram duramente atingidos e provados”, afirmou Padre Antonio Menegon, missionário camiliano.

Nas áreas destruídas pelo terremoto em agosto passado, obras de reconstrução estão em pleno andamento. O terremoto matou mais de 2.200 pessoas e destruiu, ou danificou severamente, mais de 130.000 casas em uma nação que ainda se recupera do devastador terremoto de 2010. 

Leia também
.: Solidariedade para o Haiti: Papa próximo às vítimas do terremoto
.: Papa Francisco envia ajuda financeira ao Haiti, Bangladesh e Vietnã

Obras

O sacerdote afirmou que na ilha também atua a organização sem fins lucrativos Madian Orizzonti dei Mi, que coordena a construção de uma segunda escola e a conclusão das primeiras dez casas. 

“A primeira escola a ser reconstruída foi a de Camp Perrin, 5 casas já foram concluídas e estão atualmente habitadas. Famílias a que se destinam no final de janeiro estão ansiosas para entrar”.

O pároco explica também que na primeira semana de fevereiro começará a construção de uma nova escolinha em Vieux Bourg d’Aquin. 

“É uma pequena aldeia localizada a cerca de quarenta quilômetros de Aquin, que foi muito afetada pelo terremoto. A paróquia tem cerca de 200 crianças, que não têm a oportunidade de frequentar uma escola. A esperança é construir mais 4 salas de aula, equipadas com as carteiras que já recebemos, lousas, mesas e cadeiras, bem como instalações sanitárias adequadas”. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo