Mensagem de Natal

Bispos pedem que comunidade internacional ajude a reconstruir o Haiti

Apelo dos bispos haitianos foi divulgado em mensagem conjunta de Natal

Da redação, com Celam

Haiti após terremoto em agosto deste ano /Foto: REUTERS/Ricardo Ardueng

Os bispos haitianos exortaram a comunidade internacional a unir forças para a reconstrução do país caribenho. O Haiti foi assolado por fortes acontecimentos políticos e também pela devastação da natureza.

Eles perguntaram em sua mensagem de Natal: “Você não deveria desafiar a consciência daqueles que têm responsabilidades na comunidade internacional e levá-los a trabalhar incansavelmente para nos ajudar a curar esta ferida e promover o respeito pelos direitos universais?”.

Os prelados também questionaram aos políticos locais: “Você também não está mais preocupado do que nunca com essa situação caótica e catastrófica que não dá sinais de desaceleração?”.

Pedido de socorro

Diante de todos os acontecimentos, desde o assassinato de Jovenel Moïse até o terremoto de 14 de agosto, os bispos expressaram que não são indiferentes “aos trágicos acontecimentos dos últimos meses”.

É por isso que eles aproveitaram a oportunidade para lançar este pedido de socorro aos líderes mundiais e às autoridades eleitas locais para encontrarem uma saída do estado de angústia institucional e social que ameaça a estabilidade do país.

“Ao mostrar nossa solidariedade com a dor de todos aqueles que são vítimas de sequestros, estupros e violências de todos os tipos, confiamos à misericórdia de Deus as almas de nossos irmãos e irmãs inocentes que foram atingidos pelas balas de grupos fortemente armados”, lamentaram.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo