Quedas de árvores mataram pessoas na Holanda e na Inglaterra; prédios ficaram destruídos
Da Redação, com Reuters
A Tempestade Eunice atingiu países da Europa nesta sexta-feira, 18, causando mortes e destruição. A tempestade se formou no Atlântico central e foi lançada por uma corrente de jato em direção à Europa, explicou o Escritório Meteorológico do Reino Unido.
Na Holanda, o aeroporto de Schiphol cancelou cerca de 390 voos, disse um porta-voz. A queda de árvores matou pessoas no país, que também teve prédios danificados e explosão de partes do telhado do estádio do clube de futebol ADO Den Haag, segundo autoridades.
O governo enviou alertas de texto dizendo às pessoas que ficassem em casa. Também pediu que só deveriam ligar para os serviços de emergência em situações de risco de vida. “O número de emergência está sobrecarregado”, dizia a mensagem.
As escolas enviaram as crianças para casa mais cedo e os trens foram cancelados em todo o país a partir das 14h hora local (1300 GMT). Vários caminhões foram derrubados por ventos fortes, interrompendo o tráfego, disse a organização holandesa de monitoramento de tráfego ANWB.
Eunice atingiu ainda a Grã-Bretanha e a Irlanda na maior parte da sexta-feira, causando danos generalizados e mortes. O Instituto Meteorológico Real da Holanda (KNMI) emitiu um alerta de “código vermelho” de rajadas de até 130 km por hora (80 milhas por hora) em áreas costeiras.
Inglaterra
Uma mulher foi morta em Londres quando um carro em que ela viajava foi esmagado por uma árvore. Um homem em um veículo em Liverpool morreu devido a destroços. Outro homem morreu depois que um veículo colidiu com uma árvore caída no condado de Hampshire, no sul da Inglaterra.
Um total de 436 voos foram cancelados em todo o Reino Unido em meio a ventos recordes da tempestade Eunice, segundo dados da Cirium.