Padre Adolfo Nicolás

Superior dos Jesuítas faz 80 anos e deixará o cargo, como anunciado

Padre Adolfo Nicolás deixará cargo de Superior dos Jesuítas em outubro; ele completa 80 anos nesta sexta

Da Redação, com Rádio Vaticano

Nesta sexta-feira, 29, o Prepósito da Companhia de Jesus, padre Adolfo Nicolás, completa 80 anos. Como já anunciado na carta enviada aos membros da Congregação, ele deixará o cargo em outubro próximo.

Nascido na Espanha em 1936, formou-se na Pontifícia Universidade Gregoriana, em 1971, após obter o título de Mestre em Teologia Sacra. Ele retorna ao Japão onde foi professor de Teologia Sistemática na Sophia University, de Tóquio. Sua vida religiosa teve início em 1953, como noviço em Aranjuez. Seus estudos prosseguiram em Madrid e por fim na Ásia, especialmente em Tóquio, onde foi ordenado sacerdote aos 31 anos, em 7 de março de 1967.

Padre Nicolás tem um percurso formativo e pastoral inteiramente asiático, desenvolvido em particular no Japão. Entre os 29 sucessores da Ordem, fundada por Santo Inácio de Loyola em 1540, o teólogo espanhol foi o segundo a chegar ao País do Sol Nascente, depois do missionário Pedro Arrupe (fundador do Serviço dos Jesuítas para os Refugiados, em 1980, do qual o Centro Astalli é a sede italiana). De 1978 a 1984, dirigiu o Instituto Pastoral de Manila, nas Filipinas. De 1991 a 1993 foi Reitor do Escolástico de Tóquio, assumindo em 1999 o encargo de Provincial da Província dos jesuítas do Japão.

O sacerdote trabalhou em vários países, entre os quais a Austrália, China, Japão, Coreia, Myanmar e Timor Leste. De 2004 a 2007, foi Presidente da Conferência Jesuíta da Ásia oriental e Oceania. Na 35ª Congregação Geral da Companhia de Jesus, realizada em 19 de maio de 2008, padre Nicolás foi eleito o 30º Superior Geral, sucedendo ao holandês padre Peter Hans Kolvenbach.

Padre Nicolás está à frente da sua Congregação, formada atualmente por 18.500 jesuítas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo