13 de janeiro

Superior dos jesuítas encontrará jovens refugiados

Evento público tem como tema “Jovens refugiados: esperança por um futuro de paz”

Da redação, com Rádio Vaticano

Na próxima sexta-feira, 13, o Superior Geral dos jesuítas, Padre Arturo Sosa, encontrará refugiados, voluntários e amigos do Centro Astalli para os Refugiados, em um evento público intitulado “Jovens refugiados: esperança por um futuro de paz”. O encontro acontecerá às 15h30 na “Chiesa di Gesù”, em Roma.

Em um comunicado, lê-se que o evento será uma ocasião para o Centro Astalli – sede italiana do Serviço dos Jesuítas para os Refugiados – de celebrar o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, em 15 de janeiro.

O encontro – que será aberto com as saudações do Padre Camillo Ripamonti, Presidente do Centro Astalli – prevê um colóquio entre jovens refugiados de diversas nacionalidades – vindos à Itália ainda menores, sozinhos ou acompanhados pelos familiares – e o Padre Geral. Os jovens refugiados irão elaborar uma mensagem de paz na própria língua de origem.

“Em um momento em que os refugiados no mundo aumentam e com eles cresce o número de crianças que são obrigadas a viajar sozinhas ou com seus pais – ”, afirma o Padre Ripamonti ao comentar a visita – a Europa responde com medos e incertezas, que colocam em perigo o futuro de nossas democracias, assim como a vida de milhares de migrantes”.

“Nunca como agora – continua – nos parece urgente reiterar as nossas prioridades: a tutela dos mais vulneráveis, a defesa da dignidade humana em qualquer circunstância, o respeito ao direito de asilo e a acolhida. Nos parece significativo que nesta ocasião, junto com o Centro Astalli, esteja o Padre Arturo Sosa, uma presença que testemunha a atenção da Companhia pelo tema das migrações”.

“Os menores refugiados são um desafio que nos interpela, que nos motiva a encontrar novos modelos de inclusão e integração. Os jovens refugiados, se acolhidos e protegidos, podem representar uma ocasião para repensar as nossas sociedades cansadas e sempre mais inclinadas sobre si mesmas”.

O Padre Sosa recitará uma oração pelos refugiados, escrita para a ocasião.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo