Pelo fim dos conflitos

Sudão do Sul celebrará Dia de Oração pela paz

O CMI exortou os seus membros e os cristãos do mundo inteiro a rezar, para restabelecer a esperança nas pessoas atingidas pela guerra

Da redação, com Rádio Vaticano

O Conselho Mundial de Igrejas (CMI) promoverá no próximo domingo, 10, um Dia de Oração pela Paz no Sudão do Sul e pelas vítimas do conflito que há mais de um ano afeta a população.

O objetivo da iniciativa é solicitar a retomada das negociações de paz, em Adis Abeba, que foram interrompidas bruscamente em março passado.

Em seu convite às Igrejas do Sudão do Sul, o secretário-geral do CMI, Olav Tveit, recorda como depois de 17 meses de combates o sul-sudaneses esperam ansiosos o retorno da paz. Ele sublinha o papel desempenhado pelas Igrejas na pacificação do país. Por este motivo, “o CMI exorta os seus membros e os cristãos do mundo inteiro a rezar, para restabelecer a esperança nas pessoas atingidas pela guerra, e apoiar todas as iniciativas construtivas”, disse ele.

Depois da falência das negociações em Adis Abeba, o CMI do Sudão do Sul afirma numa mensagem, a insensatez do conflito armado que estourou em dezembro de 2013 entre o presidente do país, Salva Kiir Mayardit, e o vice-presidente, Riek Machar. Um conflito que depois das sangrentas guerras pela libertação do país de 1955 a 1972 e de 1983 a 2005, não tem nenhuma justificativa moral.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo