Igreja ortodoxa

Sucessor de Aleksej II será eleito em janeiro

O Conselho local da Igreja ortodoxa russa que acontece entre 27 a 29 de janeiro de 2009 vai eleger o sucessor de Aleksej II, morto na última sexta-feira, 5, aos 79 anos. O novo patriarca de Moscou e de todas as Rússias será entronizado no dia 1º de fevereiro.

Leia mais
.: R
ealizadas as exéquias do Patriarca Ortodoxo Aleksej II
.: Pesar do Papa Bento XVI pela morte do Patriarca Ortodosso Russo
.: Falece Patriarca Ortodoxo Russo, Aleksej II

O Santo Sínodo da Igreja ortodoxa russa, sob a presidência do patriarca interino, o metropolita Kirill de Smolensk e Kaliningrado, se reuniu esta manhã em Moscou para fixar a data do próximo Conselho local da Igreja ortodoxa russa para a eleição do novo patriarca.

Segundo comunicado difundido pelo Patriarcado de Moscou, durante a reunião o Santo Sínodo nomeou também uma Comissão para a preparação do Conselho local da Igreja ortodoxa russa, composta por 29 pessoas, entre bispos, clero e leigos.

O Santo Sínodo desta manhã foi aberto com uma saudação do metropolita Kirill. "Esse Santo Sínodo se realiza agora sem o patriarca Aleksej II, nosso pai, disse ele. "Todos nós sentimos uma verdadeira dor espiritual interior. Durante 18 anos, Sua Santidade o patriarca Aleksej II conduziu a nossa Igreja. Percorremos o difícil caminho da mudança social, política e econômica. A Igreja teve que afrontar com o seu povo sofrimentos e aflições", declarou.

"Mas ao mesmo tempo, prosseguiu Kirill, na vida do nosso país, do nosso povo e das nossas igrejas, foram verificados importantes eventos. O país se reergueu e se tornou livre. A Igreja tem liberdade. Pela primeira vez em tantos séculos foram restabelecidas relações entre Igreja e Estado, relações que são plenamente coerentes com a tradição da Igreja ortodoxa".

O patriarca interino lembrou que "em alguns lugares ainda existem tensões e desordens, que atingem também a Igreja ortodoxa, ressaltando que Aleksej II dedicou toda a sua vida a serviço da reconciliação e da unidade. Essa é a herança deixada pelo patriarca Aleksej. Creio que esse seja o nosso mandato, disse o metropolita Kirill.

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo