Após inaugurar chuveiros e barbearia para moradores de rua, Elemosineria Apostólica vai proporcionar a eles conhecer o patrimônio artístico do Vaticano
Da Redação, com Agência Ecclesia
Cerca de 150 sem-teto que vivem em Roma vão poder visitar os Museus do Vaticano e a Capela Sistina nesta quinta-feira, 26. A visita especial é organizada pela Elemosineria Apostólica – órgão da caridade direta do Papa.
“Guiados pelo elemosineiro apostólico, o arcebispo polaco Konrad Krajewski, as pessoas mais carentes, que geralmente apenas têm acesso à escadaria exterior à colunata da Praça de São Pedro, vão agora ter a possibilidade de apreciar o patrimônio artístico do Vaticano”, refere uma nota publicada nesta terça-feira, 24, pelo serviço de informação da Santa Sé.
O início da visita está marcado para o começo da tarde e os convidados vão ser divididos em três grupos, cada um com um guia. Antes de entrarem nos Museus, os sem-teto vão ter direito a uma vista privilegiada da Cidade do Vaticano, com passagem, por exemplo, pela Casa Santa Marta, onde vive o Papa Francisco, por detrás da Basílica de São Pedro.
Ações de caridade do Papa
A iniciativa vai ao encontro de outras ações já implementadas no Vaticano para auxiliar moradores de rua. Em novembro do ano passado, foi realizada a reforma dos banheiros químicos instalados sob o “colonato” da Basílica de São Pedro, destinados aos turistas. Três deles foram dotados de chuveiros para que os moradores de rua pudessem tomar banho.
No dia 16 de fevereiro desse ano, foi inaugurada uma barbearia na Praça São Pedro, próxima aos chuveiros, também para as pessoas que não têm uma moradia. Nesse mesmo mês, foram distribuídos, a pedido do Papa, 300 guarda-chuvas aos moradores de rua, para que se protegessem das fortes chuvas que atingiam a Itália.
Em dezembro de 2014, quando completou 78 anos de vida, o Papa Francisco marcou seu aniversário com a doação de sacos de dormir para 400 sem-teto de Roma.
Veja como foi a visita aos museus vaticanos