O Sínodo dos Bispos em andamento no Vaticano entra nesta terça-feira, 20, no último dia dos chamados círculos menores
Da Redação, com Rádio Vaticano
Em entrevista à Rádio Vaticano o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, explicou que pela manhã o trabalho dos círculos menores será para completar a análise da terceira parte do Instrumento de Trabalho e para preparar as observações que depois são apresentadas como emendas, sugestões e complementações.
Na parte da tarde, os padres sinodais voltam ao plenário. Na ocasião serão apresentados os relatórios de cada grupo sobre o trabalho feito.
Os participantes brasileiros também levaram suas propostas.
“Os que vieram do Brasil trouxeram suas propostas, mas na verdade no grande plenário as propostas individuais somem dentro do grande ‘cesto’ de contribuições que vêm de todos os lados e onde há muitas coincidências,” comenta o cardeal.
Ele explica ainda que é natural um bispo apresentar uma proposta e dezenas de outros apresentarem a mesma proposta com variantes.
“De minha parte, eu procurei trazer uma reflexão sobre as bases bíblicas da família e aquilo que deveria ser uma base antropológica sólida para que não se esteja simplesmente no jogo das modas, das correntes e das ondas que vão e vêm, mas que se tenha uma base de referência sólida para falar da pessoa humana, do casamento e da família.”