VIOLÊNCIA

Shinzo Abe, ex-primeiro-ministro do Japão, é assassinado em comício

O ex-chefe de governo do Japão foi socorrido com vida,  mas não resistiu aos ferimentos

Da Redação, com Agências

Shinzo Abe / Foto: Reprodução Reuters

O ex-primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, 67, foi assassinado na manhã desta sexta-feira, 8, (horário local), em uma estação ferroviária, na cidade de Nara, no oeste do país. Ele foi baleado enquanto participava de um comício para uma eleição parlamentar, logo depois de iniciar um discurso de campanha.

Os médicos não conseguiram reanimar Abe, que foi levado ao hospital em parada cardiorrespiratória e sem sinais vitais. A confirmação da morte veio cerca de cinco horas e meia depois de ele ser baleado.

O ataque chocou o país, onde a violência política é rara e as armas são rigidamente controladas. A mídia japonesa informou que a arma parecia ser caseira.

A polícia disse que um homem de 41 anos, suspeito de realizar o tiroteio  foi preso. Ainda não há informações precisas sobre a motivação do crime. 

Violência no país

Este foi o primeiro assassinato de um líder japonês ou ex-presidente desde uma tentativa de golpe de 1936, quando várias figuras, incluindo dois ex-premiers, foram assassinados.

A violência política é rara no Japão pós-guerra. Em 2007, o prefeito de Nagazaki foi baleado e morto por um gângster. O chefe do Partido Socialista do Japão foi assassinado durante um discurso em 1960 por um jovem de direita com uma espada curta de samurai. Alguns outros políticos proeminentes foram atacados, mas não feridos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo