O MAIS LONGEVO

Primeiro Ministro japonês renúncia devido a problemas de saúde

Shinzo Abe, o premiê mais longevo da história do Japão, decidiu renunciar ao cargo devido a uma colite ulcerativa

Da redação, com Reuters

Shinzo Abe, o premiê mais longevo da história do Japão, renunciou nesta sexta-feira, 28 / Foto: Reprodução Reuters

O primeiro-ministro Shinzo Abe, o mais longevo premiê do Japão, disse nesta sexta-feira, 28, que renuncia ao cargo por problemas de saúde, encerrando um período à frente da terceira maior economia do mundo, durante o qual buscou reativar o crescimento e reforçar as defesas do país.

“Não posso cometer erros em termos de tomada de decisões importantes. O apoio do público — preciso responder a eles com confiança. Não posso fazer isso e tomei a decisão de não continuar meu trabalho como primeiro-ministro”, disse Abe em uma coletiva de imprensa.

Abe por anos tem lutado contra uma colite ulcerativa e duas visitas recentes ao hospital há uma semana levantaram questões sobre sua permanência no cargo até o final de seu mandato, em setembro de 2021.

“Lutei muito até tomar esta decisão. Vejo uma queda nas infecções causadas pelo novo coronavírus em julho e também durante o inverno, as medidas necessárias foram tomadas. Sendo assim, sob uma nova liderança, o desafio será enfrentado e este é o único momento em que esta mudança deve ser feita”, reiterou o agora ex-premiê.

A renúncia desencadeou uma corrida pela liderança no Partido Liberal Democrático (LDP) — que provavelmente será em duas ou três semanas — e o vencedor deve ser formalmente eleito no parlamento. O novo líder do partido manterá o cargo pelo resto do mandato de Abe.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo