Em Brasília (DF)

Seminário discute sacerdócio e comunicação na sociedade

Não ser “apenas reprodutores de conteúdos bíblicos e informativos”, mas transformar a vida das pessoas, diz especialista sobre os padres

Da redação, com Arquidiocese de Brasília

O seminário “O Sacerdote e a Comunicação na Cultura Contemporânea” reuniu 37 sacerdotes e diáconos permanentes nesta terça-feira, 29. Organizado pelo Setor de Comunicação (Secom) da Arquidiocese de Brasília, o encontro teve os trabalhos abertos pelo arcebispo de Brasília e presidente da Conferência dos Bispos do Brasil, por dom Sergio da Rocha.

seminario_brasilia

Dom Sérgio da Rocha abre seminário sobre sacerdócio e comunicação / Foto: Arquidiocese de Brasília

“Fico muito feliz com esta iniciativa. É necessário trabalhar esse tema com muita atenção. A comunicação está na vida do sacerdote, da Igreja, da sociedade. A comunicação não está só na linha de capacitação técnica: é importante pensar a comunicação na sociedade”, disse o arcebispo.

Padre Wesley Macedo, coordenador do Setor, também sublinhou a importância do assunto.  “A comunicação é um tema próprio da vida da Igreja. Somos chamados a evangelizar: na nossa evangelização todo o esquema de comunicar. Comunicamos a todo instante, nossa figura de padre já é uma comunicação do que é sagrado”.

O assessor de imprensa da CNBB e mestre em comunicação, Paulo Giraldi, disse que a função dos padres como mestres da Palavra de Deus não é ser “apenas reprodutores de conteúdos bíblicos e informativos”, mas não chamados a transformar a vida das pessoa.

“A Palavra é a matéria prima. Hoje, há a necessidade de uma comunicação que seja luz na sociedade. Por falta disso, as pessoas estão matando. Se, de fato, todo o processo de Palavra estivesse sendo vivido na essência, teríamos mais diálogo e compreensão com as pessoas. Temos esse desafio de compreender que a Palavra parte do coração e a palavra é Deus”, disse.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo