Moldávia

Secretário-geral da ONU visita país que faz fronteira com a Ucrânia

Neste domingo, 8, Guterres voltou a pedir o fim da guerra após bombardeio à escola na Ucrânia

Da Redação, com agências e ONU News

Secretário-geral António Guterres /Foto: ONU/Mark Garten

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, chega à Moldávia nesta segunda-feira, 9, para uma visita de dois dias. O país faz fronteira com a Ucrânia.

Guterres manifestou ao país sua solidariedade e gratidão pela ajuda prestada aos refugiados ucranianos. Desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro, chegaram ao território mais de 450 mil refugiados ucranianos. Destes, quase 100 mil permaneceram na Moldávia.

Bombardeio a uma escola na Ucrânia

Neste domingo, 8, o líder das Nações Unidas se manifestou sobre um bombardeio a uma escola na cidade de Luhansk, na Ucrânia. O ataque, que ocorreu no sábado, 7, atingiu a escola de Bilohorivka, onde muitos estavam se protegendo dos combates entre forças da Rússia e da Ucrânia.

Para Guterres, o ataque é um lembrete de que numa guerra são os civis que pagam o preço mais alto. Ele reiterou que a infraestrutura civil que inclui escolas e hospitais tem de ser protegida durante todo o tempo, assim como os civis.

O secretário-geral voltou a pedir o fim da guerra e o retorno à paz estabelecida com base na Carta das Nações Unidas e no direito internacional.

Também neste domingo a ONU realizou a retirada de mais de 170 pessoas da usina de Azovstal e Mariupol com base no acordo de evacuação que realiza em parceria com a organização Cruz Vermelha. Até agora, mais de 600 civis já saíram do local.

Guterres disse que a ONU continuará apoiando os ucranianos com ações humanitárias.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo