Em Trieste

Secretário de Estado participa de Fórum sobre ecologia e sustentabilidade

O Fórum Aberto de EuroScience (ESOF) 2020 discorre sobre temas de ecologia e sustentabilidade. O Cardeal Pietro Parolin realizou a abertura do evento internacional

Da Redação, com Vatican News

Cardeal e secretário de estado do Vaticano, Pietro Parolin / Foto: Vasily Fedosenko – Reuters

O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, é um dos palestrantes do Fórum Aberto de EuroScience (ESOF) 2020 sobre temas de ecologia e sustentabilidade que está em curso em Trieste, na Itália. O secretário de Estado realizou a abertura do evento internacional nesta quarta-feira, 2.

Ciência, tecnologia, sociedade e política são os pontos discutidos em vários encontros que tem como tema central o meio ambiente, saúde pública e sustentabilidade, de modo que encontram sempre no texto da Laudato si’ do Papa Francisco, possibilidades de discussão. O cardeal Pietro Parolin tomou o documento para suas reflexões no evento e ressaltou a centralidade do homem diante de qualquer pesquisa científica.

“Um motivo de profunda gratidão”, disse em uma declaração o bispo de Trieste, Dom Giampaolo Crepaldi, que recorda como sua cidade e a ciência andam “de mãos dadas, pela grande presença de centros de pesquisa do mais alto nível”.

Leia também:
.: Vaticano: secretário de Estado faz 1ª viagem oficial desde o início da pandemia

Estimulada por este fato, a Igreja diocesana – continua o prelado – “tem há alguns anos ativado um ‘Laboratório de Fé e Ciência’. Foi um pedido especial do Sínodo Diocesano que eu encorajei com convicção e determinação. Além disso, graças a uma contribuição significativa da nossa Região, está nascendo em nossa cidade um ‘Instituto de pesquisa sobre ética, ciência e teologia em um contexto ecumênico’”.

O Fórum Aberto de EuroScience, prossegue dom Crepaldi, “propõe o diálogo entre ciência, tecnologia, sociedade e política. Parece-me, portanto, particularmente significativo que abrir o Fórum Aberto Euroscience 2020 seja o Cardeal Parolin com um discurso que não é meramente técnico, mas capaz de desenhar horizontes, de estimular escolhas verdadeiramente éticas, de colocar o homem em sua totalidade ao centro como objetivo de toda pesquisa”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo