Encorajamento

Devemos permanecer firmes na fé, diz padre maronita no Líbano

Pároco da Catedral maronita de Beirute, padre Jad Chlouk, descreve o sofrimento e a consternação do povo pela explosão que destruiu o porto da capital libanesa e semeou morte e terror

Vatican News

Cristãos libaneses acendem velas enquanto expressam suas condolências às vítimas das explosões do dia 4 de agosto, em Beirute /Foto: Ammar Awad – Reuters

A Catedral Maronita de São Jorge situa-se a cerca de seiscentos metros do lugar da explosão, que destruiu o porto e parte da cidade de Beirute. O estrondo e a nuvem de fumaça devastaram grande parte do telhado, portas e janelas da casa dos religiosos. Quatro deles, que estavam dentro, ficaram levemente feridos, enquanto um funcionário morreu, por ter sido atingido na cabeça.

“Trata-se de uma tragédia, mas, no fundo, já estamos acostumados”, diz o pároco, Padre Jad Chlouk, que acrescenta um detalhe inquietante: “A Força Nacional tinha-nos advertido sobre um possível ataque do ISIS a uma igreja. Por isso, o exército estava presidiando a frente da Catedral”.

Quando vocês saíram para saber o que tinha acontecido, perceberam que o acontecimento era bem pior?

Padre Jad Chlouk: Sim, bem mais grave. Vimos que tudo estava completamente destruído. As janelas e portas da catedral foram arrastadas para a rua; algumas podem ser reutilizadas. Eu e meus três confrades ficamos feridos, mas não gravemente. Soubemos também que o Arcebispo de Beirute também tinha ficado ferido e, com ele, alguns sacerdotes que residem na Cúria.

E agora, quais são seus sentimentos?

Padre Jad Chlouk: Para nós e para a Igreja, agora é importante expressar nossa solidariedade com os nossos fiéis, que perderam suas casas e não têm mais nada. No momento, não pensamos em reconstruir os lugares de culto destruídos, mas socorrer as pessoas que estão nas ruas, porque não têm para onde ir ou não sabem onde comer. Por isso, criamos um organismo apropriado para gerenciar a crise.

Este é um desafio difícil, em um país repleto de tensões sociais e políticas?

Padre Jad Chlouk: O grande desafio é permanecer neste país para dar testemunho de Cristo, apesar dos pesares, não obstante as várias crises econômicas, a pandemia e as guerras. Toda a nossa história sempre foi assim, desde o início. A cada quinze anos, recebemos algum golpe terrível, mas devemos permanecer firmes na fé!

O senhor acha que as tensões vão aumentar?

Padre Jad Chlouk: O Líbano é um país pluricultural e plurirreligioso e sempre haverá tensões. Devemos manter sempre nosso olhar fixo no Crucifixo e dar testemunho cristão, apesar dos pesares!

Logo, a Igreja não vai desanimar, mas continuará a ajudar…

Padre Jad Chlouk: Certamente. Através da Igreja, foi criada uma rede de ampla solidariedade: muitos fiéis hospedam, em suas casas, as pessoas que não têm onde dormir, enquanto utilizamos nossas casas e escolas para retiros espirituais. Gostaria de dizer ainda que muitos jovens cristãos vieram a Beirute, de todos os lugares do Líbano, para nos ajudar e dar uma mão para encontrar as pessoas que ainda estão sob os escombros.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo