Pela primeira vez

Santuário de Fátima celebra festa dos santos Francisco e Jacinta Marto

Festa é celebrada pela Igreja pela primeira vez após a canonização dos dois pastorinhos em maio passado

Da Redação, com Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima celebra nesta terça-feira, 20, a festa litúrgica dos santos Francisco e Jacinta Marto, os mais jovens santos não mártires da Igreja Católica canonizados pelo Papa Francisco em 13 de maio do ano passado.

O programa litúrgico começou ontem à noite com a recitação do Rosário na Capelinha das Aparições, com a presença dos ícones dos Santos Francisco e Jacinta Marto, seguindo-se uma Vigília de Oração na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Na manhã de hoje, o Dia dos Pastorinhos começou com o Rosário na Capelinha das Aparições, seguido da procissão para a Basílica da Santíssima Trindade, onde foi celebrada a Missa Votiva dos dois santos.

“Hoje é dia de júbilo e de festa”, disse o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, que presidiu a celebração. O sacerdote lembrou aos peregrinos presentes que estas duas crianças “mostram como a Mensagem de Fátima é caminho de santidade”.

Padre Carlos recordou ainda as palavras do Santo Padre no dia 13 de maio de 2017, em Fátima, destacando que Francisco e Jacinta Marto ajudam a descobrir a beleza e o encanto da santidade cristã, como vocação de todos os cristãos, uma vez que eles apresentam a santidade como uma realidade próxima e possível.

No período da tarde, a Basílica da Santíssima Trindade acolheu 400 crianças dos vários colégios e escolas de Fátima para um encontro. O Rosário foi presidido pelo reitor do Santuário de Fátima e meditou sobre a vida dos mais jovens santos não mártires da Igreja Católica.

Em seguida, foi realizada uma visita aos túmulos dos Pastorinhos, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. O programa litúrgico culmina com as vésperas, marcadas para as 17h30 (hora local).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo