Estreia

Santuário de Fátima apresenta musical sobre centenário das aparições

“Entre o Céu e a Terra – O Musical sobre Fátima” tem estreia marcada para dia 13 e já há sessão extra devido à procura do público

Agência Ecclesia
musical santuario fatima

O Santuário de Fátima apresentou nesta terça-feira, 11, à imprensa o musical oficial da Celebração do Centenário das Aparições, ‘Entre o Céu e a Terra’, que tem estreia marcada para esta quinta-feira, 13.

“Não se pretendeu recontar a história das aparições, mas falar fundamentalmente do impacto da mensagem de Fátima, hoje, na vida das pessoas”, disse aos jornalistas o reitor da instituição, padre Carlos Cabecinhas.

O responsável precisou que o santuário procurou abordar e tratar a mensagem de Fátima, ao longo dos últimos anos, com “linguagens diversificadas”, sublinhando que o musical é uma forma “particularmente rica”, por congregar várias disciplinas.

Os vários quadros do musical, no cruzamento do passado e do presente, abordam temas da atualidade, como a emigração e a saudade, o envelhecimento, a vida familiar, numa “homenagem aos peregrinos”, adiantou Bruno Galvão, um dos dois produtores executivos do espetáculo.

O musical da Elenco Produções de cerca de 70 minutos responde ao desafio colocado pelos responsáveis do santuário para um olhar contemporâneo, promovendo a Mensagem de Fátima e apresentando uma abordagem artística sobre este acontecimento que marcou o século XX.

Bruno Galvão fala num espetáculo para “crentes e não-crentes”, criado sem qualquer tipo de “censura” por parte do Santuário de Fátima, que acompanhou todo o processo.

O produtor-executivo admitiu a “surpresa” inicial e sublinha que o que encontrou na Cova da Iria é algo que “não se vê” no resto do país”, pelo que é “impossível ficar indiferente a Fátima”.

João Ribeiro, outro dos produtores executivos, sublinhou por sua vez o processo “longo” que se exigiu para a criação de um musical “complexo”, o qual espera que seja um sucesso

Com entrada gratuita, ‘O Musical sobre Fátima’, tem apresentações para o público em geral nos dias 14 e 15 de outubro, pelas 21h30, e uma apresentação extra no dia 16 de outubro pelas 15h30, no Centro Pastoral Paulo VI.

A primeira sessão de apresentação ao público já se encontra esgotada.

Os ingressos para o espetáculo podem ser levantados na Reitoria do Santuário de Fátima, com possibilidade de reserva através do email relacoesinstitucionais@fatima.pt.

O projeto integra uma equipa de 19 atores, cantores e bailarinos em palco e uma orquestra ao vivo, envolvendo também a utilização de recursos tecnológicos associados ao desenho de luz, som e sonoplastia.

O elenco inclui nomes como Sofia Escobar, Sofia de Portugal ou Joel Branco.

A direção musical é de Artur Guimarães, o texto e letras de Liliana Moreira, estando a encenação e coreografia a cargo de Joana Quelhas.

Os responsáveis pelo musical esperam levá-lo “ao máximo de cidades possível”, em Portugal e também fora do país.

“Queremos muito estar em cena em 2017, ano do centenário”, disse Bruno Galvão.

O padre Carlos Cabecinhas admitiu a enorme expectativa” em relação à receptividade, por parte do público, elogiando um espetáculo de “grande qualidade”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo