Direitos Humanos

Santa Sé recorda 70 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem

Série de eventos terminará em dezembro, a fim de celebrar o 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem

Da redação, com Boletim da Santa Sé

O Secretário para Relações com Estados do Vaticano, Monsenhor Paul Richard Gallagher, pronunciou-se nesta terça-feira, 10, no Conselho da Europa, em Estrasburgo, acerca da celebração do 70º aniversário da proclamação da Declaração Universal dos Direitos do Homem.

De acordo com Gallagher, a Santa Sé está organizando uma série de eventos a fim de promover estes 70 anos da Declaração, que culminarão na Conferência Internacional organizada pelo Dicastério para Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, que acontecerá no Vaticano, em dezembro.

“Certamente, o Conselho da Europa tem uma referência legal imediata na Convenção Europeia dos Direitos Humanos”, disse o Monsenhor. “Isto, por sua vez, está intimamente relacionado à Declaração Universal não apenas por conta da gênese do texto, mas também à medida em que surgiu logo após a Segunda Guerra Mundial, período importante para a elaboração de documentos sobre os direitos humanos. É precisamente a natureza universal dos direitos humanos que exige um diálogo constante entre os sistemas regionais de proteção e toda a comunidade internacional”, reiterou o religioso.

Ainda segundo Gallagher, o 70º aniversário da Declaração Universal oferece à Santa Sé uma oportunidade de reafirmar seu compromisso com a causa da dignidade humana. “O princípio inerente de dignidade de cada ser humano, com os direitos inalienáveis que surgem dele, que são refletidos no Preâmbulo da Declaração Universal, tem uma natural e profunda convergência com os entendimentos bíblicos do homem criado à imagem e semelhança de Deus com o preceito da caridade fraterna, que é a base cristã do homem e do mundo”, ponderou.

O tema escolhido para o encontro é “O Desafio para a Universalidade” que marca uma questão crucial para a nossa era, explica Gallagher. “A resposta determinará se as questões a respeito dos direitos humanos continuam a marcar o horizonte em comum para a construção de nossas sociedades, o ponto necessário de referência para o exercício da força política e um guia para ser seguido pela comunidade internacional”, diz.

Por fim, o Monsenhor Gallagher acredita que o 70º aniversário da Declaração Universal constitui uma oportunidade perfeita para “relançar a fé nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e valorização da pessoa humana e nos direitos iguais entre homens e mulheres”, finalizou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo