A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou neste domingo, 8, dois comunicados sobre temas que têm provocado polêmica na imprensa mundial: a questão do bispo Williamson, da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, que nega a existência do Holocausto; e o caso de Eluana Englaro, italiana em coma há 17 anos, que deixou de ser alimentada artificialmente pela equipe médica da clínica em que se encontra.
No comunicado, foi confirmada a conversa por telefone entre o Papa Bento XVI e a chanceler alemã Angela Merkel. Durante o telefonema, os dois expuseram seus pontos de vista, num clima de grande respeito, sobre a questão do Bispo Williamson, da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, que nega a existência do holocausto. Ambos reiteraram que sempre será válida a advertência da Shoah (extermínio dos judeus) para toda a humanidade.
O segundo comunicado informa sobre o telefonema entre o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, e o Presidente da República Italiana, Giorgio Napolitano. Na conversa, foi abordado o caso de Eluana Englaro, entre outros tópicos de interesse recíproco. Em relação à situação de Eluana, a Santa Sé espera que o Parlamento aprove rapidamente um projeto de lei sobre a matéria.
Leia mais
.: Vaticano esclarece polêmica sobre holocausto e excomunhão
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com