O Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, falou ao telefone neste sábado, 7, com o presidente italiano, Giorgio Napolitano, para discutir os últimos desenvolvimentos do caso de Eluana Englaro.
Neste momento, o médicos continuam sem oferecer alimentação e hidratação a Eluana, italiana que se encontra em estado vegetativo há 17 anos. O protocolo médico consiste agora em administrar apenas sedativos e antiepilépticos, enquanto se espera que a italiana morra de sede, algo que, segundo os especialistas, pode ocorrer em cerca de 15 dias.
Enquanto isso, o Senado examinará amanhã, 9, o projeto de lei, apresentado pelo primeiro-ministro Silvio Berlusconi, em que se proíbe a suspensão de hidratação e aimentação a qualquer tipo de paciente. O objetivo da medida é impedir a morte de Eluana.
Para que a lei entre em vigor, é necessária a assinatura do presidente italiano e sua publicação no diário oficial, o que poderia ocorrer por volta de 13 de fevereiro. Contudo, Giorgio Napolitano se nega em assinar o documento.
Segundo comunicado da Santa Sé, na conversa entre Napolitano e o Cardeal Bertone foi manifestado por este um “vivo apreço pela celeridade do Parlamento na aprovação do projeto de lei”.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com