Expectativa

Sala de Imprensa do Vaticano apresenta detalhes da viagem do Papa à África

Moçambique, Madagascar e Maurício aguardam com grande expectativa a visita de Francisco

Da Redação, com Vatican News

A paz, o encontro com as comunidades cristãs, a reconciliação e a Criação: esses são alguns dos temas-chave destacados pelo diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Matteo Bruni, em seu habitual briefing com os jornalistas, antes da partida para a 31ª viagem apostólica do Papa, nesta quarta-feira, 4. Três países serão visitados pelo Papa até 10 de setembro: Moçambique, Madagascar e Maurício, visitados anteriormente por João Paulo II em várias viagens entre 1988 e 1989.

Veja também:
.: A língua do Evangelho é o amor, diz Papa aos habitantes de Maurício
.: Papa Francisco confia a Nossa Senhora sua viagem à África
.: Papa Francisco aos moçambicanos: rezemos pela consolidação da paz
.: “Irei para confirmar vocês na fé”, diz Papa ao povo de Madagascar

“O Papa Francisco encontrará países que mudaram muito”: explicou Bruni, recordando que, na época, a vocação dessas nações era puramente rural, enquanto, hoje, há grandes oportunidades, mas também novas pobrezas. “O Papa – disse o diretor da Sala de Imprensa -, está se preparando com gratidão para com todos aqueles que estão trabalhando na realização da viagem e com alegria pela ocasião de anunciar o Evangelho em uma parte do mundo rica em variedade e humanidade”. Bruni destacou que há também “alegria pela possibilidade de encontrar essa bela terra, como destacou o Papa em uma mensagem em vídeo, por causa de sua gente e da sua santidade”.

Em Moçambique recentemente pacificado
Recordando todas as etapas da viagem apostólica, Bruni se deteu sobre Moçambique, país pacificado graças também à mediação da Comunidade de Sant’Egidio, em particular do futuro Cardeal Zuppi. Em 1992, em Roma, foi assinada a paz entre o governo e os rebeldes da Resistência Nacional Moçambicana, mas apenas no mês passado, foi assinado um acordo no Parque Nacional da Gorongosa para pôr fim à violência, que não tinha diminuído apesar do acordo de paz. Andrea Riccardi, fundador de Sant’Egidio, se encontrará com o Papa em Maputo, no hospital Zimpeto, onde são aplicados os protocolos do projeto “Dream” para doentes com AIDS.

O diretor sublinhou que “a visita à Beira não foi incluída no programa porque está em plena reconstrução”. A cidade, a segunda maior de Moçambique, foi devastada em março passado pelo ciclone Idai, que causou quase mil mortes. “No entanto, haverá um abraço com os fiéis de Beira e o Papa dirigir-se-á a eles. Em vez disso, o encontro privado com a comunidade de Xai-Xai na Nunciatura, em Maputo, foi confirmado porque “o Papa Francisco quer saber em que ponto está a irmandade entre as dioceses que ele tinha feito quando era cardeal arcebispo de Buenos Aires”.

Encontro especial em Madagascar
Um dos encontros especiais de Francisco será com os sobreviventes de uma epidemia de sarampo que, de abril de 2018 a abril de 2019, causou 1.200 mortes em Madagascar. Trata-se de uma família de três pessoas que o Papa irá encontrar depois de visitar as Carmelitas Descalços no mosteiro de Antananarivo, por ocasião da bênção do altar da Catedral de Morondava. Confirmados todos os demais encontros sob os temas da caridade e da paz, palavras que une os três lemas da próxima viagem do Papa Francisco à África.

Enfermeira do Fas acompanhará o Papa
Como de costume, o Papa Francisco levará um funcionário do Vaticano nesta viagem e, desta vez, a escolha recaiu sobre uma enfermaria que trabalha no Fas, Fundo de Assistência Sanitária, a entidade criada para o cuidado do pessoal eclesiástico, religioso e leigo do Vaticano. O Diretor Bruni salientou ainda que, os 5 discursos do Papa em Moçambique serão em português, os 10 restantes (8 em Madagáscar e 2 em Maurício) em italiano.

O Sistema Cancão Nova de Comunicação fará a cobertura da viagem do Papa que poderá ser acompanhada pelo noticias.cancaonova.com e TV Canção Nova. Uma equipe especial fará a cobertura da visita do Papa à Moçambique, nos dias 4 a 6 de setembro. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo