Santo Sudário permanecerá na teca que o protege, mas poderá ser contemplado por todo o mundo por meio da televisão e das mídias sociais
Da redação, com Vatican News
O Santo Sudário poderá ser venerado pelos fiéis, pela TV e pelas redes sociais, na tarde do Sábado Santo. O anúncio é do arcebispo de Turim, Dom Cesare Nosiglia, que, em um vídeo, explicou que a decisão foi tomada para apoiar os fiéis nestes tempos de pandemia de coronavírus e pedir a Cristo “a graça para vencer o mal, como Ele fez na Cruz”.
Leia mais
.: Notícias da Pandemia de Coronavírus
Assim, no Sábado Santo, 11 de abril, a partir das 17h (hora local), o arcebispo presidirá uma longa liturgia diante do Sudário na capela onde está preservado. E “graças à televisão e às mídias sociais – observou o prelado – a imagem do pano sagrado estará disponível a todos para contemplação, em todo o mundo”.
O amor é mais forte, este é o anúncio da Páscoa que o Sudário nos leva a reviver e que enche nossos corações de gratidão e fé – concluiu Dom Nosiglia. “O amor com que Jesus nos deu sua vida e que celebramos, durante a Semana Santa, é mais forte do que qualquer sofrimento, qualquer doença, qualquer contágio, qualquer provação ou desânimo. Nada nem ninguém pode nos separar desse amor, porque ele é fiel para sempre e nos une a ele com um vínculo inquebrantável”.
A ostensão no Sábado Santo, portanto, não será como as do passado. O Sudário, de fato, permanecerá na teca em que, normalmente, é mantido, mas será possível contemplá-lo pelas imagens da televisão. A novidade absoluta do evento de 11 de abril é, no entanto, representada pela transmissão ao vivo nas mídias sociais que, no final da oração, também contemplará um momento de diálogo e reflexão com a intervenção de especialistas e testemunhos atuais.
Uma exposição extraordinária do Sudário está prevista para a 43ª edição do encontro internacional de jovens organizado pela Comunidade Ecumênica de Taizé, em Turim, de 28 de dezembro de 2020 a 1 de janeiro de 2021.