“La Civiltà Cattolica” é a tradicional revista dos jesuítas, e completa 170 anos
Da redação, com Vatican News
A tradicional revista dos jesuítas “La Civiltà Cattolica” será publicada também em chinês. Por ocasião dos 170 anos, a revista decidiu criar a sua edição em chinês simplificado (公教文明, Gōngjiào wénmíng), definindo-a como “um gesto de amizade no espírito de Mateus Ricci, o sacerdote que amou a China se reservas”. Segundo a revista, essa iniciativa pretende ser um “gesto de amizade que considera a importância desta língua, nos nossos dias, no contexto global.
Como acessar
Para acessar no site, basta clicar no endereço https://www.gjwm.org.. O site está subdividido em quatro seções: Notícias (新闻), Mundo (观世界), Reflexão cristã (基督教文化研究) e Cultura(文化及评论). Está conectado com o account WeChat da revista, cuja senha de identificação é gjwm1850.
Aprovação do cardeal Parolin
O lançamento da nova iniciativa foi recebido com a aprovação do cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin, que, em uma carta, afirma “espero que essa iniciativa possa servir para escrever novas páginas com frutos do encontro amistoso com a rica tradição do povo chinês”. O cardeal citou as palavras do Papa Francisco aos redatores de La Civiltà Cattolica, quando recordou que “a sua principal tarefa é construir pontes e estabelecer um diálogo com todos os homens, não apenas os crentes, mas também com os que, mesmo não compartilhando a fé cristã, demonstram um particular respeito para com os altos valores humanos”. Portanto, Parolin espera que a versão chinesa da revista “possa se tornar um sólido instrumento de recíproco enriquecimento cultural e científico entre todas as pessoas que estão em busca de beleza e de verdade”, tendo como objetivo “a colaboração na construção de uma autêntica civilização do diálogo aberto e da paz duradoura entre todos os povos do mundo”.
No seu lançamento, a edição chinesa contará com artigos sobre acordos entre a China e Santa Sé, e sobre as suas perspectivas; uma matéria sobre o catolicismo na China do século XXI, um aprofundamento sobre a Doutrina Social da Igreja na China e alguns “caminhos para a atualização” da Igreja católica chinesa. Juntamente com os artigos, serão adicionadas também cinco notícias ligadas à atualidade.