Roma sediará um encontro de sacerdotes do mundo inteiro até domingo, 14; Papa Francisco fará uma intervenção no dia 12
Da Redação, com informações do Vaticano
Sacerdotes do mundo inteiro se reúnem a partir desta quarta-feira, 10, em Roma, para o Retiro Mundial da Sacerdotes. “Chamados à santidade para a nova evangelização” é o tema do encontro organizado pela Renovação Carismática Católica Internacional e pela Fraternidade Católica.
Essa será o terceiro retiro mundial de padres e deve reunir mais de mil sacerdotes provenientes de 90 países dos cinco continentes. Entre os representantes do Brasil, estará o fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib. Ele fará uma pregação na sexta-feira, 12, sobre a palavra ‘transformados’, na reflexão intitulada ‘Deixa que o amor de Deus te transforme’.
“Proferir uma das palestras, neste encontro, é a ocasião de testemunhar o que Deus fez na minha vida. Mais do que uma palestra, eu tenho a intenção de dar um testemunho. O salmo 117 diz: “Isto é obra do Senhor, maravilha aos nossos olhos”. Eu sei que posso dizer: “Sou obra do Senhor, maravilha aos nossos olhos”. É isso que devo partilhar com meus irmãos”, declarou o monsenhor Jonas em entrevista à equipe do Portal Canção Nova.
O encontro contará ainda com a presença do Papa Francisco. No dia 12, ele fará uma meditação sobre o tema “Transformados a partir do amor e pelo amor”, respondendo também a algumas perguntas dos sacerdotes. Em seguida, às 18h (horário local, 13h em Brasília), ele celebrará a Santa Missa com o envio missionário dos participantes.
Em entrevista à Rádio Vaticano, o diretor-executivo da Renovação Carismática Católica Internacional, Oreste Pesare, explicou como será a dinâmica do retiro. “Pela manhã, haverá os temas em que se falará da santidade e da nova evangelização, enquanto as tardes serão repletas de testemunhos e haverá momentos de oração, que será feita em oito idiomas diferentes”.
A presidente da Renovação Carismática Internacional, Michelle Moran, comentou a importância do retiro, que é realizado no contexto dos 50 anos de início da Renovação. “Esperamos que durante estes dias os sacerdotes possam refletir sobre viver uma rica e boa vida interior com a força do Espírito Santo e depois ser capaz de ir à missão pelo mundo, de modo que o Evangelho possa ser anunciado realmente até os confins da Terra”, declarou.
O encontro começará com uma Missa de abertura presidida pelo Cardeal Stanislao Rylko, que é o presidente do Pontifício Conselho para os Leigos. As reflexões seguem até domingo 14.
Os retiros anteriores aconteceram em 1984 e em 1990. Os temas foram, respectivamente, “Chamado à santidade” e “Por uma nova evangelização”.