Desastre

Resgate recupera destroços e corpos do jato da AirAsia

Em meio ao tempo ruim, o jato da AirAsia perdeu contato com o controle de tráfego aéreo no início deste domingo, 28

Da redação, com agências

A Agência Nacional de Buscas e Resgate da Indonésia (Basarnas) afirmou nesta terça-feira, 30, que três corpos foram recuperados do acidente com o Airbus A-320-200, que levava 162 pessoas de Surabaia, na Indonésia, para Cingapura. São dois homens e uma mulher, que foram levados para o navio de guerra Bung Tomo, que participa dos resgates.

Ainda pela manhã, um porta-voz da marinha indonésia informou que 40 corpos haviam sido recuperados do mar. Mais tarde, ele corrigiu a informação dizendo que se tratou de um mal entendido com sua equipe.

O Airbus A320 que fazia o voo QZ8501 da AirAsia perdeu contato com o controle de tráfego aéreo, no início deste domingo, 28, em meio ao mau tempo durante a rota entre a cidade indonésia de Surabaya e Cingapura.

A aeronave ainda precisa ser encontrada e não havia informações sobre possíveis sobreviventes. Fotos de corpos flutuando no mar foram transmitidas.

“Vocês têm de ser fortes”, disse a prefeita de Surabaya, Tri Rismaharini, ao confortar familiares das vítimas. “Eles não são nossos, eles pertencem a Deus”.

O presidente da AirAsia, Tony Fernades, que está na Indonésia desde o desaparecimento da aeronave, disse que retornará a Surabaya. “O que quer que pudermos fazer na AirAsia, faremos”, disse ele no Twitter.

Cerca de 30 navios e 21 aviões de Indonésia, Austrália, Malásia, Cingapura, Coreia do Sul e Estados Unidos estão envolvidos nas buscas.

O avião desapareceu depois que o piloto não teve permissão para voar em uma altitude maior para evitar o mau tempo por causa do tráfego aéreo pesado, disseram autoridades. Especialistas em aviação explicaram que tempestades e pedidos para ganhar altitude a fim de evitá-las não são comuns nesta região.

O piloto, um indonésio, era experiente e a aeronave passou por manutenção em meados de novembro, informou a companhia aérea.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo