“Evento será puramente religioso”, afirma um dos idealizadores da cerimônia, que será realizada na capela do Parlamento polonês
Da redação, com Rádio Vaticano
Uma ampola com sangue de São João Paulo II será colocada, durante uma cerimônia solene nesta sexta-feira, 16, na capela do Parlamento polonês. A iniciativa foi divulgada à agência AFP pelo Senador Kazimierz Jaworski, principal idealizador.
A capela já conta com uma cadeira usada pelo então Papa quando ele discursou no Parlamento, em 1999. “Este será um momento importante para a comunidade de parlamentares católicos, independente de sua orientação política”, disse Jaworski.
O parlamentar informou que os senadores da maioria e também da oposição participaram da coleta, o que permitiu pedir o relicário ao Arcebispo de Cracóvia, Cardeal Stanislaw Dziwisz.
“Este evento tem um caráter puramente religioso, não vamos utilizá-lo com fins políticos”, destacou o senador.
Na Polônia, quase 80% da população se declara católica, mas a taxa de participação na Missa dominical caiu para 39% em 2013, uma importante queda em comparação ao período comunista, quando 57% das pessoas frequentava a igreja todas as semanas.