Após ataques

Religiosa obrigada a fugir no Níger relata violência no país

Missionária católica se esconde na capital Niamey e diz que o grupo Boko Haram pretende massacrar todos os cristãos

Da Redação, com Ajuda à Igreja que Sofre

Depois dos ataques contra a comunidade cristã no Níger, durante vários dias na semana passada, chega a informação de que o grupo extremista Boko Haram pretende “massacrar todos os cristãos” do país. Quem revela é uma missionária católica que está no Níger e foi obrigada a fugir, junto com sua congregação, para a capital Niamey.

A religiosa enviou um e-mail, ao qual a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre teve acesso, relatando a situação de violência no país. Trata-se de um clima de terror que os cristãos vivem devido aos ataques que continuam a acontecer em diversas cidades do Níger.

Leia também
.: Após ataques a igrejas, fiéis no Níger voltam a celebrar Missas
.: Papa reza por vítimas de brutalidade extremista no Níger

O nome da irmã não foi revelado por questão de segurança. Na sua mensagem, ela descreve a violência que irrompeu na capital e em Zinder, a segunda maior cidade no Níger, em resultado de uma série de manifestações por causa da publicação em diversos jornais europeus, em solidariedade para com o Charlie Hedbo, de caricaturas do Profeta Maomé.

Uma das igrejas destruídas pela onda de ataques é a de Ste. Thérèse, que tinha sido edificada com o apoio da Fundação AIS e que só em outubro abriu as suas portas ao culto. Agora foi totalmente destruída pelo fogo criminoso.

Segundo a missionária, os ataques deixaram a comunidade cristã profundamente inquieta, pois poucas semanas antes, no Natal, os extremistas do Boko Haram já tinha ameaçado queimar todas as igrejas do Níger e atacar todos os cristãos. No seu e-mail, a irmã deixa a pergunta: “porquê tanto ódio, tanta violência?”.

No decorrer dos ataques contra igrejas e centros comunitários, “tudo foi destruído”, conta a religiosa, que fala em atos de violência “em grande escala”. As igrejas “foram saqueadas, uma após a outra”, antes de serem destruídas pelo fogo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo