No Natal

Igreja no Paquistão lembrará crianças mortas em ataque terrorista

Muitas igrejas locais montaram altares com imagens das vítimas e velas acesas

Da redação, com Agência Fides

O Natal 2014 será marcado por orações e gestos de solidariedade pelas vítimas da tragédia de Peshawar, onde os talibãs mataram mais de 130 crianças em uma escola do exército, em 16 de dezembro. Muitas igrejas montaram altares com imagens das vítimas e velas acesas. O Arcebispo Joseph Coutts, Presidente da Conferência Episcopal, lançou um apelo para que a comunidade cristã reflita sobre a mensagem de esperança e de paz que o Natal traz consigo.

Em mensagem enviada à Agência Fides, Peter Jacob, ativista católico de direitos humanos, informa que 11 paróquias e diversas igrejas na cidade de Lahore decidiram anular ou adiar para depois de 1º de janeiro alguns programas e eventos (concertos natalinos, espetáculos e jogos) que estavam previstos na celebração do Natal. Segundo o diácono Shahid Mehraj, da Catedral de Lahore, “na comunidade de fiéis, há muita dor e preocupação” pelo que é visto como “um ataque ao futuro do Paquistão”. No Natal, informa, “dedicaremos uma cerimônia especial para acender as velas de quem perdeu a vida no ataque”.

“O Natal traz uma mensagem de esperança ao mundo. O nascimento de Cristo é marcado também por um massacre de crianças inocentes por parte do rei Herodes. No contexto desse derramamento de sangue, Cristo nasceu como símbolo de esperança”, afirma, recordando as analogias com o contexto paquistanês de hoje. Por isso, conclui, “agora chegou a hora de difundir a mensagem de amor e de fraternidade no Paquistão”.

Os cristãos recordam que Muhammad Ali Jinnah, o fundador do Paquistão, nasceu em 25 de dezembro, também por isso o país deveria refletir sobre sua visão e sobre o país que Jinnah sonhava: “uma nação unida, aberta, tolerante, pacífica, livre do ódio e da violência”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo