Contra Aids

Religiões unidas por diagnóstico e tratamento infantil do HIV

Representantes de organizações de inspiração católica, ecumênicas e inter-religiosas, empenhadas no tratamento de pessoas infectadas com o HIV, se reúnem na Itália

Da Redação, com Rádio Vaticano

aids criancas

Organizações de inspiração religiosa estão reunidas em Roma até esta quarta-feira, 13, para debater o diagnóstico precoce e o tratamento de crianças que vivem com o vírus HIV.

A Agência da ONU que trata do vírus Aids (Unaids), anunciou no ano passado, a conquista de uma meta mundial ao conseguir proporcionar tratamento antirretroviral a 15 milhões de pessoas. Todavia, somente 1/3 das crianças que vivem com o HIV recebem o diagnóstico e os cuidados necessários.

A convite da Caritas Internacional, especialistas no tema estão traçando, no Hospital Pediátrico “Bambino Gesù”, as bases para um projeto de ampliação do diagnóstico infantil e o tratamento da Aids.

Participam deste encontro o Diretor Adjunto dos Programas da Agência da ONU que trata do vírus Aids (Unaids), o brasileiro Dr. Luiz Loures, o Arcebispo de Abuja (Nigéria), o Cardeal John Onaiyekan, vários cientistas e advogados comprometidos com a ampliação do acesso ao tratamento para crianças contaminadas com o vírus.

A Caritas Internacional considera que as organizações de inspiração religiosa constituem uma ampla rede comunitária e são essenciais para o cuidado das crianças e das mães que convivem com o HIV

A reunião pode ser seguida no canal Youtube do Hospital “Bambino Gesù”: www.youtube.com/user/OPBGCHANNEL

Aids na Assembleia dos Bispos

O tema da Aids também será submetido à atenção dos Bispos que participam da Assembleia da CNBB em Aparecida. O referencial da Pastoral da Aids no Brasil, Dom Eugênio Rixen, Bispo de Goiás, falará em plenário sobre as atividades dos agentes e voluntários que atuam há 14 anos em grande parte do território brasileiro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo