Grécia

Uso de gás lacrimogêneo contra refugiados é condenado pela ONU

Dezenas de imigrantes e refugiados ficaram feridos numa ação chamada pela Grécia de “perigosa e deplorável”

Da Redação, com Reuters

refugiados_europa

A agência de refugiados da ONU condenou nesta segunda-feira, 11, o uso de gás lacrimogêneo pela polícia da Macedônia contra refugiados na fronteira com a Grécia, e informou que tal ação prejudica a imagem da Europa.

A polícia da Macedônia atirou balas de borracha e gás lacrimogêneo contra uma multidão de refugiados no lado grego da fronteira, ferindo dezenas de imigrantes e refugiados neste domingo,10. A informação foi dada por funcionários de resgate gregos, numa ação chamada pela Grécia de “perigosa e deplorável”.

“Vimos a tensão se desenvolvendo em diversas fronteiras europeias, entre forças da segurança em um lado e pessoas fugindo da guerra e em necessidade de ajuda no outro”, disse o porta-voz do Acnur, Adrian Edwards, em comunicado.

“Pessoas se machucam e propriedades são danificadas. Danos são feitos para a percepção de refugiados e para a imagem da Europa. Todos perdem”.

Cerca de 11 mil imigrantes e refugiados ficaram no ponto de Idomeni, na fronteira grega, desde fevereiro, após uma série de repressões nas fronteiras pelos Bálcãs fecharem a rota para a o leste e centro da Europa. Eles estão dormindo há muitas semanas a céu aberto e condições precárias.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo