QUATRO MEDALHAS EM PARIS

Rebeca Andrade conquista ouro no solo e bate recorde brasileiro

Brasileira supera Simone Biles, conquista sua quarta medalha em Paris e se torna maior medalhista do país em uma única edição dos Jogos Olímpicos

Gabriel Fontana
Da Redação

Rebeca Andrade comemora com a bandeira do Brasil após conquistar medalha de ouro / Foto: Alexandre Loureiro/COB

A maior medalhista brasileira em uma única edição das Olimpíadas. Rebeca Andrade voltou a fazer história nesta segunda-feira, 5, e conquistou o ouro na final do solo, na disputa por aparelhos da ginástica artística. A ginasta superou Isaquias Queiroz, da canoagem, que havia conquistado três medalhas nos Jogos do Rio de Janeiro em 2016.

Segunda a se apresentar, Rebeca Andrade foi impecável. Sua nota foi de 14.166 pontos (5.900 de dificuldade e 8.266 de execução), a segunda maior entre seus desempenhos no aparelho durante as Olimpíadas de Paris 2024 (atrás apenas do resultado na disputa por equipes, que foi de 14.200). Houve pedido de revisão, mas os juízes mantiveram a nota atribuída à brasileira.

Restou a tensão de aguardar pelo desempenho das outras ginastas. Ainda faltavam sete para se apresentar, inclusive a estadunidense Simone Biles, grande adversária da brasileira durante essas disputas. Ela foi a sétima a se apresentar, e diante dos torcedores na Arena Bercy, fez outra grande exibição. Contudo, pisou duas vezes fora do tablado, o que levou a uma penalização de -0,6 pontos.

Rebeca celebra conquista de medalha de ouro / Foto: Alexandre Loureiro/COB

Dessa forma, Biles ficou com 14.133 pontos de nota (6.900 de dificuldade e 7.833 de execução, além da penalidade), permanecendo atrás de Rebeca. Neste momento, a brasileira garantiu minimamente o bronze, e restavam outras duas ginastas. Sabrina Maneca-Voinea, da Romênia, fez 13.700 pontos. Jordan Chiles, dos Estados Unidos, alcançou 13.766 pontos. O ouro era da brasileira.

O primeiro lugar no solo se junta a outras grandes conquistas em Paris. Rebeca já havia sido medalha de prata na final individual geral e no salto, e medalha de bronze na disputa por equipes. Com as duas conquistas de Tóquio 2020, a ginasta também se isolou como a brasileira que mais ganhou medalhas olímpicas, superando os atletas da vela Robert Scheidt e Torben Grael.

Final da trave de equilíbrio

Rebeca Andrade também disputou, mais cedo, a final na trave de equilíbrio. Além dela, Júlia Soares representou o Brasil e foi a terceira a se apresentar. A ginasta sofreu uma queda, o que afetou sua nota, deixando-a com 12.333 pontos. Com essa marca, ela terminou na 7ª posição.

Confira
.: Cobertura das Olimpíadas de Paris 2024

Simone Biles foi a penúltima a subir ao aparelho. A multicampeã também caiu, e ficou com 13.100 pontos. Última a se apresentar, Rebeca sabia quanto precisaria tirar para ganhar uma medalha – era necessário pelo menos 14.000 para garantir um bronze. Contudo, não foi suficiente: os juízes deram 13.933 pontos, e a ginasta acabou na 4ª colocação.

Outros resultados do dia

O dia começou com a equipe brasileira participando do triatlo com revezamento misto. Miguel Hidalgo, Djenyfer Arnold, Manoel Messias e Vittoria Lopes terminaram a prova na 8ª posição. No salto com vara, Juliana Campos não conquistou uma vaga para a final da modalidade.

Ainda no atletismo, Chayenne da Silva, que disputou a repescagem dos 400 metros com barreira, não conseguiu se classificar. Na mesma prova, mas entre os homens, Alison dos Santos e Matheus Lima avançaram para as semifinais. Na repescagem dos 200 metros rasos, porém, Ana Carolina Azevedo e Lorraine Martins não passaram de fase.

Alison dos Santos disputa prova dos 400 metros com barreiras / Foto: Wander Roberto/COB

Nos 400 metros rasos, Lucas Carvalho disputou a repescagem, mas não obteve uma vaga na semifinal. Na disputa feminina, Tiffani Marinho também não conseguiu se garantir, mas terá uma nova chance na repescagem. Nos saltos ornamentais, Ingrid Oliveira se apresentou da plataforma de 10 metros, mas não conseguiu se classificar para a próxima fase.

Na canoagem slalom cross, Ana Sátila disputou as quartas de final e terminou sua bateria na segunda posição, avançando de fase. Nas semifinais, a canoísta ficou na terceira posição e não conseguiu se classificar para a final da modalidade.

Surfe pode garantir medalhas também

Ainda nesta segunda-feira, o Brasil tem chances de conquistar mais algumas medalhas. No período da tarde, acontecerão as semifinais do surfe masculino e feminino, e o país será representado por Gabriel Medina e Tatiana Weston-Webb. Em caso de classificação à final, a conquista já é garantida; por outro lado, uma eliminação leva ainda à briga pelo bronze.

No tênis de mesa, a equipe feminina do Brasil enfrenta a Coreia do Sul às 15h. Ao mesmo tempo, no atletismo, Renan Gallina corre em busca de uma vaga nas semifinais dos 200 metros rasos.

Nos esportes coletivos, duas eliminatórias às 16h. Ana Patrícia e Duda Lisboa encaram a dupla Akiko Hasegawa e Miki Ishii, do Japão, em busca de uma vaga nas quartas de final. Das areias para a quadra, a seleção masculina de vôlei enfrenta os Estados Unidos em duelo que vale a classificação para as semifinais.

Quadro de medalhas

Com o ouro de Rebeca Andrade, o Brasil saltou para a 15ª posição do quadro de medalhas, acumulando 11 conquistas até aqui. No sábado, 3, a boxeadora Beatriz Ferreira havia garantido o bronze após ser superada pela irlandesa Kellie Harrington.

O Brasil também conquistou medalhas com Beatriz Souza (judô, ouro); Willian Lima (judô, prata); Caio Bonfim (atletismo – marcha atlética, prata); Rebeca Andrade (ginástica artística – salto e individual geral, duas pratas); Larissa Pimenta (judô, bronze)Rayssa Leal (skate street, bronze); equipe de ginástica artística feminina (bronze); e equipe mista de judô (bronze).

O quadro de medalhas continua sendo liderado pela China, com 21 medalhas de ouro e 52 ao todo. Os Estados Unidos aparecem na segunda posição, com 19 medalhas de ouro e 74 no total, enquanto a França ocupa o terceiro lugar, com 12 medalhas de ouro e 44 ao todo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo