Grupo de estudos

“Ratzinger Schulerkreis” se reúne para falar da Europa em crise

Os “schulerkreis”, são encontros informais iniciados por Joseph Ratzinger, com seus ex-alunos universitários, antes mesmo de tornar cardeal

Da redação, com Rádio Vaticano

O tradicional encontro do “Ratzinger Schulerkreis”, o grupo dos ex-alunos de Bento XVI, voltará a se reunir em Castel Gandolfo, de 26 a 28 de agosto. Nesta nova edição tratará do tema “A Europa em crise”.

Como aconteceu nos últimos encontros, não haverá a Missa final celebrada pelo Papa emérito, mas está previsto que um pequeno grupo de participantes visite-o no sábado, 27.

Entre os oradores deste ano estará o Presidente do Instituto Universitário Europeu, professor Joseph H. Weiler, conhecido por ter defendido, como advogado e judeu, a presença do crucifixo nas salas de aula italianas, em uma ação movida contra a Itália junto à Alta Câmara de Estrasburgo em 2010. Também se pronunciará o Bispo emérito de Gaz Seckau, Dom Egon Kapellari.

O professor Weiler falará sobre o tema “Sua Santidade, se você me permite responder… sobre a crise da Europa”. O Bispo Kapellari, por sua vez, tratará do tema “Velhos e novos desafios para os cristãos no terreno da Europa”.

Os “schulerkreis” são encontros informais iniciados por Joseph Ratzinger, com seus ex-alunos universitários, antes mesmo de tornar cardeal. O grupo criou um centro de estudos e documentação teológica em Munique, a cidade alemã da qual o Pontífice emérito foi arcebispo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo