Em Vladivostok, na Rússia

Questão nuclear é tema de cúpula entre Kim Jong-un e Vladimir Putin

A cúpula ocorreu após o fracasso do encontro entre Kim e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Hanói, em fevereiro

Da redação, com Agência Brasil

Encontro entre os líderes da Coreia do Norte e Rússia nesta quinta-feira, 25/ Foto: Reprodução Reuters

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, participou nesta quinta-feira, 25, de sua primeira cúpula com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Durante o encontro, o líder norte-coreano pediu ao presidente russo, para trabalharem em conjunto de forma a resolver o problema da desnuclearização da península coreana.

“A situação na península coreana é de grande interesse para toda a comunidade internacional, espero que a nossas conversas sejam um evento importante para avaliar essa situação juntos, trocar opiniões sobre a situação e como resolver esse problema juntos”, disse Kim, acompanhado de Putin, no dia em que teve início a primeira cimeira entre os dois líderes, na cidade portuária russa de Vladivostok.

A cúpula ocorreu após o fracasso do encontro entre Kim e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Hanói, em fevereiro. Putin e Kim disseram hoje que confiam que a reunião irá contribuir para o processo de desnuclearização da península coreana e a normalização das relações entre Pyongyang e Se.

Apesar de se mostrar preparado para participar de uma terceira rodada de negociações com o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, Kim afirmou que a insistência de Trump em manter as sanções até que a Coreia do Norte se desnuclearize completamente é um posicionamento unilateral. A viagem do líder norte-coreano à Rússia é uma busca de apoio para convencer os EUA a aliviarem as sanções, já que Putin disse que compreende a situação norte-coreana.

Acredita-se que Putin queira desenvolver relações com a Coreia do Norte para aumentar o envolvimento da Rússia na Península Coreana.

*Com informações da NHK (emissora pública de televisão do Japão)

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo