Histórias de vida

Quaresma: Iniciativa leva a conhecer e rezar pelos mártires do século XXI

Divulgação de histórias quer sensibilizar para a dramática situação dos cristãos perseguidos e ser um convite à oração por esta realidade

Da redação, com Agência Ecclesia

Campanha pretende levar os inscritos nesta campanha a orar e a sensibilizar-se com a dramática situação dos cristãos perseguidos / Foto: Montagem divulgação AIS

A Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal (RMOP-Portugal) e a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) vão promover a campanha “Mártires e Heróis por amor”, durante o período da Quaresma, de 26 de fevereiro a 9 de abril.

A cada dia da quaresma, serão divulgadas histórias de vida de sacerdotes, religiosas e leigos que foram “assassinados, raptados, presos ou desapareceram por seguirem Jesus”, e também uma proposta de oração, além de uma descrição sobre o auxílio prestado pela Fundação Pontifícia ACN.

“A divulgação destas histórias pretende levar os inscritos nesta campanha a orar e a sensibilizar-se com a dramática situação dos cristãos perseguidos”, informa um comunicado da RMOP-Portugal e da ACN.

Para receber a proposta diária no seu email é preciso preencher o formulário de inscrição: http://eepurl.com/gTAUJP. A campanha estará disponível no site da RMOP – Portugal e nas redes sociais.

“No Iraque, Síria, Iémen, Burkina Faso, Nigéria, Índia ou Somália, ser cristão pode significar a morte – ainda hoje, em 2020 – às mãos de extremistas”, alerta a Ajuda à Igreja que Sofre que nesta iniciativa quer lembrar essas pessoas e comunidades que, “nos bastidores e em silêncio, deram as suas vidas”.

Segundo o comunicado, a campanha quaresmal ‘pelos mártires e heróis do século XXI’ inclui a divulgação, no dia de Carnaval (25 de fevereiro) e nos domingos da Quaresma, de duas edições d’O Vídeo do Papa “dedicadas aos cristãos perseguidos” e de quatro vídeos da AIS que abordam os contextos de vida dos cristãos presentes no Iraque, Nigéria, Paquistão e Síria.

A Quaresma é um tempo de 40 dias que tem início com a celebração de Quarta-feira de Cinzas, este ano no próximo dia 26, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo