Volodymyr Zelenskiy comentou busca por paz durante três eventos ao longo do ano e partilhou planos de realizar nova conferência por fim da guerra
Da Redação, com Vatican News
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, planeja realizar uma nova cúpula de paz em novembro. A proposta do líder ucraniano é ter inclusive representantes da Rússia participando da reunião.
A conferência de paz será precedida por três eventos: entre julho e agosto haverá uma primeira reunião sobre segurança energética que terá lugar em Doha, no Catar; em agosto, acontecerá uma conversa na Turquia sobre liberdade de navegação e segurança alimentar; Por fim, em setembro, a questão da troca de prisioneiros de guerra será abordada no Canadá.
Se estes três momentos derem resultados, afirmou Zelenskiy, será possível prosseguir com o desenvolvimento de um plano de paz de dez pontos e iniciar a preparação “para uma segunda reunião de cúpula na qual penso que os representantes russos deveriam participar”.
Leia mais
.: Parolin: diálogo é o único caminho para uma paz justa na Ucrânia
.: Papa angustiado com o aumento da violência na Ucrânia e em Gaza
Enquanto isso, os combates continuam: nas últimas 24 horas, os confrontos prosseguiram em torno de Kharkiv, onde a frente ucraniana, disse o líder da Ucrânia, tornou-se um “obstáculo intransponível” para os russos. Os confrontos mais pesados foram registados na região de Donetsk: cerca de 20 ataques foram repelidos na direção de Pokrovsky, segundo informou a Defesa de Kiev.