Homenagem

Prêmio Zayed 2021: destaque para promotores da fraternidade humana

Até 1º de dezembro é possível indicar pessoas, associações e organizações que se destacaram na promoção da convivência pacífica e do progresso humano

Vatican News

Pela primeira vez é possível indicar candidatos ao Prêmio Zayed da Fraternidade Humana criado em 2019. Este prêmio foi concedido anteriormente ao Papa Francisco e ao Grande Imame de Al-Azhar, Ahmad al Tayyeb por assinarem o Documento da Fraternidade em Abu Dhabi em 2019. Segundo uma declaração dos patrocinadores, serão levados em consideração os candidatos que “estiverem profundamente comprometidos com iniciativas que aproximam as pessoas e promovem a convivência pacífica”. O processo de seleção será concluído até 1º de dezembro e o vencedor ou vencedores serão anunciados em 4 de fevereiro de 2021. O premiado receberá um milhão de dólares.

Compromisso com a convivência pacífica

O prêmio é uma homenagem ao xeque Zayed bin Sultan al Nahyan, fundador dos Emirados Árabes Unidos, conhecido pelos seus valores de humildade e respeito que o prêmio pretende celebrar. “As indicações – afirma-se – podem ser feitas por membros do governo, ex-chefes de Estado, juízes do Supremo Tribunal, líderes das Nações Unidas, personalidades acadêmicas e culturais de destaque, chefes de ONGs internacionais e membros do HCHF (Comitê Superior da Fraternidade Humana), que reúne pessoas de todo o mundo no espírito de convivência pacífica e é composto por líderes religiosos internacionais, estudiosos e figuras culturais de destaque).

Leia também
.: A fraternidade humana e cuidado da Criação abordados na nova encíclica
.: Fraternidade Humana na pandemia: Emirados Árabes enviam ajuda ao Peru

Os avaliadores serão o ex-presidente da República Centro-Africana Catherine Samba-Panza, Muhammad Jusuf Kalla; o ex-vice-presidente da República da Indonésia, Michaelle Jean; a ex-governadora geral do Canadá; e o cardeal Dominique Mamberti, prefeito do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica e Adama Dieng, ex-conselheiro especial da ONU para a prevenção do genocídio.

Uma mudança positiva

O juiz Mohamed Abdulsalam, Secretário Geral do Comitê Superior da Fraternidade Humana, reiterou que se sente honrado em ser o responsável por esta iniciativa que fortalece as relações humanas, incentiva a construção de pontes de diálogo e melhora a compreensão e a cooperação entre as nações.

Enquanto que Adama Dieng destacou a importância de reconhecer aqueles que “com abnegação e incansavelmente” trabalham para “conseguir mudanças reais e positivas” além das divisões que são sempre inimigas do progresso, impedem o “compartilhamento do conhecimento necessário para inovações revolucionárias” e encorajam “mal-entendidos que podem levar ao conflito e à violência”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo