PREMIADO

Prêmio Niwano da Paz vai para professor pacifista palestino-americano

A Fundação Niwano pela Paz escolheu o professor palestino-americano Mohammed Abu-Nimer em reconhecimento ao seu compromisso vitalício com a paz e o diálogo inter-religioso

O professor palestino-americano Mohammed Abu-Nimer / Foto: Reprodução Youtube

Da redação, com Vatican News

O professor Mohammed Abu-Nimer é o vencedor do Prêmio Niwano da Paz de 2024.

Um comunicado divulgado pela Fundação Niwano pela Paz nesta terça-feira, 27, explicou que a dedicação à paz do acadêmico Mohammed Abu-Nimer, um palestino americano, transcende meras atividades acadêmicas.

“O que é mais impressionante no seu trabalho é a sua contribuição holística para a causa da paz”, dizia, observando que a sua contribuição “integra a educação com a resolução de conflitos e atividades de construção da paz, particularmente através da sua profunda compreensão do perdão e da reconciliação no Islão e da sua aplicação. efetivamente na prática”.

A guerra Israel

Em reconhecimento à vida do Professor Abu-Nimer com a paz e o diálogo inter-religioso, a declaração sublinhou que “à luz do conflito em curso em sua terra natal, Israel/Palestina, que se transformou numa das guerras mais devastadoras da região, acreditamos que há não poderia ser o destinatário mais adequado e oportuno do Prêmio Niwano da Paz deste ano”.

Num esforço constante para manter uma perspectiva global, a Fundação Niwano pela Paz procura nomeações de indivíduos de reconhecida posição intelectual e religiosa em todo o mundo. O rigoroso processo de seleção envolve contribuições de nomeadores e organizações designadas de diversas religiões e formações acadêmicas.

Diálogo inter-religioso e intercultural

Os membros do Comitê do Prêmio Niwano para a Paz responsável pela seleção do vencedor deste ano tiveram estas impressões sobre as notáveis contribuições do professor Abu-Nimer:

“Como professor de Paz e Resolução de Conflitos na American University, Abu-Nimer fundou o Salam Institute, uma organização sem fins lucrativos dedicada à pesquisa, educação e prática em questões relacionadas à resolução de conflitos, não-violência, direitos humanos e desenvolvimento. Seu profundo envolvimento no diálogo inter-religioso e intercultural, na construção da paz e no desenvolvimento comunitário em várias zonas de conflito demonstra seu compromisso em diminuir as diferenças.”

“O professor Abu-Nimer tem sido um pioneiro no diálogo inter-religioso, trabalhando em zonas de conflito como a Irlanda do Norte, o Sri Lanka, Mindanao (Filipinas), os Balcãs e vários países africanos, entre outros.”

“O seu impacto vai além dos domínios académicos, com iniciativas como o Peacebuilding and Development Institute e o académico Journal of Peacebuilding and Development, que ele co-fundou para promover o discurso intelectual na construção da paz.”

A declaração concluiu observando que os esforços do Professor Abu-Nimer “têm impactado múltiplos espaços e campos, e ele tem um histórico incrivelmente impressionante de liderança, treinamento, facilitação e construção, tudo profundamente enraizado e inspirado pela tradição islâmica”, e que o seu trabalho para promover a paz, a compreensão e a cooperação valeu-lhe justamente este prestigiado prémio.

O Prêmio Niwano pela Paz

O Prémio Niwano pela Paz, nomeado em homenagem ao fundador da Fundação Nikkyo Niwano, visa reconhecer e encorajar aqueles que contribuem significativamente para a cooperação inter-religiosa, promovendo a paz global. Nikkyo Niwano imaginou a paz não apenas como a ausência de conflito entre as nações, mas como uma harmonia dinâmica dentro dos indivíduos e das comunidades.

A cerimônia do Prêmio Niwano da Paz está programada para ser realizada em Tóquio, Japão, no dia 14 de maio de 2024. Junto com um certificado de reconhecimento, o professor Abu-Nimer receberá uma medalha e uma bolsa de vinte milhões de ienes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo