Campanha está em sua nona edição e quer responder ao apelo do Papa Francisco, de fazer o bem a quem não pode retribuir
Da redação, com Rádio Vaticano
A Fundação Fé e Cooperação (FEC) lançou quinta-feira, 6, a campanha ‘Presentes Solidários 2014’ para financiar 11 projetos em “comunidades carentes dos oito países lusófonos”, aqueles que têm o português como língua oficial.
Os países referidos são: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
“Os presentes foram identificados pelos parceiros da FEC no terreno e responderão às necessidades mais prioritárias das comunidades dos países envolvidos”, explica a organização católica.
As áreas beneficiadas pelos projetos serão a educação, saúde, alimentação e infra-estruturas.
Os Presentes Solidários estão disponíveis no site www.presentessolidarios.pt até o dia 6 de janeiro de 2015, e em cada um a FEC apresenta uma descrição do que se está oferecendo e das metas a serem alcançadas.
Como lema para a nona edição da campanha foi adotada uma citação do Papa Francisco – “Para mudar o mundo, é preciso fazer bem a quem não tem possibilidade de retribuir!”.
A FEC acredita que esta iniciativa é uma resposta muito concreta ao desafio de Francisco e uma forma de todos contribuírem para o bem do próximo. Nesse sentido, a campanha é um alerta para que todos compreendam suas responsabilidades, individuais e coletivas, na construção de um mundo mais justo.
Segundo a Agência Ecclesia, a campanha foi lançada em 2006 e já contribuiu com mais de 24 mil presentes solidários.