Língua portuguesa

Portugal quer urgência em acordo ortográfico

O primeiro-ministro de Portugal, Jose Sócrates, disse neste sábado, 26, em Lisboa, que ainda não foi definida uma data para a entrada em vigor do acordo ortográfico da língua portuguesa no país. Ele participou da VII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada neste fim de semana.

José Sócrates afirmou que "O acordo ortográfico é da maior importância e nós vamos ter que nos entender quanto à entrada em vigor do acordo", em entrevista a jornalistas brasileiros, depois de participar da cerimônia de anúncio de implantação de duas fábricas da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) em Portugal.

Segundo ele, Portugal fará o melhor que puder com relação ao acordo. "Em primeiro lugar, temos que identificar rapidamente o léxico técnico e científico porque isso é importantíssimo para todos os países. Em segundo lugar, temos que criar ferramentas informáticas que permitam readaptar as ortografias rapidamente. Depois, temos que combinar uma data para que o acordo ortográfico seja cumprido. Há um imenso trabalho a fazer, mas vamos começar a fazer imediatamente", observou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo