Dom Andrew Yeom Soo-jung visitou a zona industrial de Kaesong, uma área em que trabalham cidadãos das duas Coreias.
Da Redação, com Agência Fides
Nesta quarta-feira, 21, pela primeira vez na história, um cardeal católico visitou a Coreia do Norte. O arcebispo de Seul, Coreia do Sul, Dom Andrew Yeom Soo-jung, atravessou a fronteira e fez uma breve visita à zona industrial de Kaesong, uma área em que trabalham cidadãos das duas Coreias.
Segundo a Agência Fides, o Cardeal, que é também Administrador Apostólico de Pyongyang, visitou o complexo para encontrar-se com os sul-coreanos que ali trabalham, e deixar uma mensagem de encorajamento e esperança.
Enquanto as relações entre as duas Coreias permanecem tensas, o porta-voz do Ministério da Unificação das Coreias, afirmou que a visita do arcebispo será um passo positivo para melhorar as relações.
O ministério, porém, negou as especulações da imprensa que afirmaram uma possível visita do Papa Francisco à Coreia do Norte durante sua viagem à Coreia do Sul, nos dias 14 a 18 de agosto. O Papa participará da Jornada da Juventude Asiática e presidirá o rito de beatificação de 124 mártires.
Em abril de 2013, a área de Kaesong foi fechada por causa de um novo conflito entre as duas Coreias. Em julho de 2013, o Arcebispo celebrou uma Missa especial pela reconciliação e pediu a reabertura do projeto.
A Igreja sul-coreana tem um canal aberto de comunicação com o Norte através da Cáritas, e organiza periodicamente missões humanitárias.