Suspensão temporária

Paz na Síria: conversação em Genebra suspensa até 25 de fevereiro

Terceira rodada de negociação sobre a paz na Síria está suspensa para garantir progressos na frente humanitária, diz enviado especial da ONU

Da Redação, com Rádio Vaticano em italiano

Não é um álibi: a terceira rodada de negociações de paz na Síria está suspensa temporariamente para garantir progressos na frente humanitária. A declaração é do enviado especial da ONU, Staffan de Mistura ao término de um diálogo com a delegação das oposições sírias em Genebra. Mistura é aguardo hoje em Londres para a reunião dos países doadores por ocasião da crise de refugiados sírios.

A suspensão não equivale a um “fracasso das negociações”, explicou Mistura aos jornalistas. “Não me sinto frustrado ou desiludido, mas determinado e realista; se não há resultados é preciso ir mais em profundidade e é isso que faremos nessa suspensão, para garantir, como prometido aos sírios exaustos, benefícios concretos”.

Leia também

.: AIS convoca dia de oração e jejum pela paz na Síria e Iraque

.: AIS assiste famílias sírias refugiadas na Armênia

.: Ataques em cidade do leste da Síria deixam 63 mortos, incluindo crianças

O enviado da ONU propôs, nos bastidores de Genebra, também um cessar-fogo total, mas de acordo com fatos da terceira rodada, depois do fracasso de 2014, registra-se somente uma série de diálogos separados com as delegações de governo e oposições, sobre questões processuais.

Damasco considera as exigências dos rebeldes somente quando a negociação começa de forma oficial. Os anti-governistas, por sua vez, voltarão a tratar somente com o verdadeiro fim do cerco, a libertação dos prisioneiros e, especialmente, a garantia de proteção para os civis.

“Servem ações”, dizem, “e não só doações”, como aquelas que provavelmente serão estabelecidas hoje em Londres na reunião dos países doadores, onde estão em jogo nove milhões de dólares. Mas em solo ninguém recua. Moscou vê nenhuma razão para parar ataques contra terroristas e suporta os legalistas na dura ofensiva em torno de Aleppo. Em total desacordo, França e Estados Unidos, que consideram este o verdadeiro obstáculo à paz. E a população continua a sofrer: um lugar, sobre todos, é Madaya, onde comboios humanitários chegam lentamente.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo