Ecumenismo

Patriarca Sérvio propõe "diálogo estreito" com a Igreja Católica

O novo Patriarca da Igreja Ortodoxa sérvia, Sua Beatitude Irinej, propôs um diálogo mais estreito e um renovado caminho ecumênico com a Igreja Católica.

Na sua primeira coletiva de imprensa em Belgrado, após a eleição realizada no último dia 22 de janeiro, Irinej anunciou um grande encontro ecumênico para 2013. O evento acontecerá em Nis, no sul da Sérvia, lugar de nascimento do imperador Constantino, o Grande, por ocasião dos 1.700 anos do edito de Milão (313), que estabeleceu a liberdade religiosa no Império Romano e colocou fim às perseguições contra os cristãos. A coletiva foi considerada histórica, já que é a primeira vez que um chefe da Igreja Ortodoxa sérvia usa essa forma de comunicação.

O Patriarca Irinej fez votos de que Bento XVI também participe deste grande encontro. A visita do Papa à Sérvia “poderia ser a ocasião para que nossas Igrejas estabeleçam um primeiro contato, para iniciar um novo caminho ecumênico, […] que deveria ser cristão e sincero, com o desejo de construir uma única Igreja de Cristo”, destacou Irinej.

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, em declarações ao jornal de Belgrado "Blic", disse ser muito encorajadora a atitude ecumênica do Patriarca Irinej e assegurou que a Santa Sé acompanha com grande interesse a preparação das celebrações de 2013 em Nis.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo