Os fiéis da Igreja Ortodoxa comemoraram nesse domingo, 15, a Páscoa da Ressurreição, celebração que os países cristãos do Ocidente realizaram no domingo passado, 8 – a diferença na data se explica pela não-coincidência dos calendários religiosos. Os ortodoxos seguem o calendário Juliano e os católicos o calendário Gregoriano.
Na Rússia, a Ressurreição de Jesus Cristo foi comemorada de acordo com a tradição, com a distribuição de bolos típicos e de ovos cozidos com a casca decorada com pinturas coloridas. À meia-noite de sábado para domingo, procissões de fiéis levando cruzes e ícones transformaram a tristeza da Paixão na alegria da Páscoa. Os fiéis se cumprimentaram com a saudação: “Cristo ressuscitou. Realmente, Ele ressuscitou!”.
O líder da Igreja Ortodoxa Russa, Patriarca Kirill, presidiu o rito na Catedral do Cristo Salvador, em Moscou, na presença do Presidente Dmitri Medvedev e do Primeiro-Ministro Vladimir Putin.
Em declaração divulgada pelo Kremlin, o presidente saudou todos pela Páscoa e agradeceu Kirill, Patriarca de Moscou e de toda a Rússia, pelo papel que a Igreja tem exercido no país: “Quero expressar gratidão pelos esforços do clero no sentido de resgatar a espiritualidade da população, de manter a paz e de bem conduzir os jovens russos”, disse Medvedev.