Agendado para maio

Patriarca ortodoxo fala de encontro com Papa em Jerusalém

Papa Francisco  terá encontro com Bartolomeu I durante sua viagem à Terra Santa, em maio próximo

Da Redação, com Agências

Patriarca ortodoxo fala de encontro com Papa em Jerusalém

Francisco e Bartolomeu I tiveram primeiro encontro em 20 de março de 2013 / Foto: L´Osservatore Romano

O Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, afirmou à Agência de notícias italiana, Agensir, que a visita de Francisco à Terra Santa marcará um importante passo no caminho  de  reconciliação entre os cristãos.

Bartolomeu I, que se encontrará com o Papa durante a visita, destacou que  a reunião foi marcada para celebrar os 50 anos do histórico encontro entre o Papa Paulo VI e o  Patriarca Athenágoras em Jerusalém. Na ocasião, os dois líderes cristãos retomaram o diálogo, após 910 anos do cisma.

“Hoje, talvez mais do que há 50 anos, é urgente a necessidade de reconciliação e isto torna o encontro com o nosso irmão Papa Francisco em Jerusalém um evento de grande significado e expectativa”, afirma o Patriarca.

Bartolomeu I destaca o desejo, de ambos os lados, em realizar um caminho de reconciliação, de modo a responder as urgentes necessidades dolorosas do mundo.  Segundo o patriarca, o Papa Francisco é um líder sincero e altruísta, que sente profundamente a divisão entre cristãos e também o sofrimento do mundo.

“O sofrimento das pessoas em todos os cantos da terra, o abuso da religião por propósitos políticos; as dificuldades dos cristãos de todo o mundo e especialmente daqueles que enfrentam a perseguição nas áreas em que o cristianismo nasceu; as injustiças sociais; a crise ecológica; tudo isso precisa de um esforço comum, e por isso a necessidade de reconciliação”, lembra o patriarca.

Sobre os progressos do diálogo entre os ortodoxos e católicos, Bartolomeu I destaca que foram 50 anos de um caminho difícil, porém,  carregado de amor fraterno e respeito após a superação dos preconceitos.

“Ainda há muito a fazer e o caminho parece ser longo. Esta estrada, no entanto, deverá ser realizada, apesar das dificuldades, pois não há outra alternativa”, conclui o líder ortodoxo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo