Adiamento

Parlamento da Catalunha adia posse de Puigdemont

Apesar disto, Puigdemont é mantido como principal candidato à presidência

Ansa

Carles Puigdmont, presidente destituído da Catalunha / Foto: Reprodução Reuters

 

O novo líder do Parlamento da Catalunha, Roger Torrent, suspendeu a sessão de posse prevista para esta terça-feira, 30, de Carles Puigdemont, mas manteve o independentista refugiado em Bruxelas como principal candidato à presidência da Catalunha.

De acordo com Torrent, a sessão foi adiada – sem nova data ainda – devido ao imbróglio judicial envolvendo Puigdemont, que é perseguido na Espanha por sua campanha pela independência da Catalunha.

O Tribunal Constitucional estipulou que Puigdemont só poderá ser reeleito se estiver presente no Parlamento e depois de obter uma autorização do juiz que o investiga por suposta rebelião e sedição por ter declarado, em outubro, a independência unilateral da Catalunha.

Em contrapartida, Torrent defende que Puigdemont só voltará à Espanha quando tiver garantias de que não será preso. O presidente do Parlamento também afirma que “não aceitará ingerências” e que Puigdemont tem o direito de tomar posse no cargo que já ocupava antes de se refugiar na Bélgica e do qual fora destituído pelo governo espanhol.”Não apresentarei outro candidato, pois não aceitamos interferências”, exaltou.

A sessão de posse para a reeleição de Puigdemont estava prevista para às 15h locais de hoje.

Leia mais
.: Rei da Espanha pede fim do separatismo na Catalunha

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo