Esporte

Paralimpíadas de Tóquio 2020 começam nesta terça-feira

Delegação Brasileira nas Paralimpíadas conta com 259 atletas

Da redação, com agências

Abertura das Paralimpíadas de Tóquio./ REUTERS/Athit Perawongmetha

Começam, nesta terça-feira, 24, as Paralimpíadas de Tóquio. Duas semanas depois do fim das Olimpíadas de 2020, os jogos paralímpicos tiveram início com a Cerimônia de Abertura, que começou às 8h (horário de Brasília). 

Evelyn Oliveira e Petrúcio Ferreira carregaram a bandeira do Brasil na entrada da delegação na cerimônia de abertura.

Maior evento esportivo para pessoas com deficiência do mundo, os Jogos Paralímpicos voltam ao Japão 57 anos após serem disputados no país asiático, em 1964. Milhares de atletas paralímpicos de todo o mundo vão competir em 539 eventos de 22 modalidades esportivas.

Serão 22 esportes diferentes. Uma das novidades é a volta das competições de tiro ao programa paraolímpico em Tóquio ao lado de dois esportes que estreiam no Rio: a canoa e o triatlo. Também parabadminton e parataekwondo foram adicionados ao programa. 

Brasil em Tóquio

A delegação brasileira será composta por 259 atletas, sendo 163 homens e 96 mulheres, além de comissão técnica, médica e administrativa, totalizando 435 pessoas.

A modalidade com o maior número de atletas será o atletismo com 65 representantes e 19 atletas-guia.

De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a meta para a competição é manter-se entre as dez principais potências do planeta nos Jogos Paralímpicos.

Ao todo, o Brasil já conquistou 87 medalhas de ouro na principal competição dos jogos. O país tem também 112 medalhas de prata e 102 de bronze, totalizando 301 conquistas na história das Paralimpíadas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo