Paraguai anuncia plano de desenvolvimento para próximos dez anos

O presidente paraguaio, Fernando Lugo, lançou oficialmente nesta terça-feira, 23, um plano de desenvolvimento do país para os próximos dez anos que conta com onze pontos prioritários. No discurso de lançamento do programa, denominado "Paraguai para Todos e Todas", o mandatário pediu o engajamento de todos os cidadãos.

"Necessitamos de um pacto social, em que o diálogo, as atitudes e as ações entre todos os setores da sociedade definam a visão de um futuro compartilhado", declarou Lugo. O texto que explica o plano também faz menção a programas já existentes, como o "Tekoporá" (que significa "viver bem", no idioma guarani), que auxilia pessoas em condições de extrema pobreza.

Uma das propostas divulgadas hoje pelo mandatário é ampliar o "Tekoporá" e contemplar até 200 mil famílias. Entre as outras iniciativas a serem desenvolvidas pelo governo paraguaio estão a alfabetização de 85 mil pessoas, a produção de documentos civis para 420 mil paraguaios e a criação de 130 assentamentos como parte da Reforma Agrária.

As ações anunciadas hoje ainda buscam combater desemprego, auxiliar a produção da agricultura familiar e aumentar a parcela da população com acesso a água potável e saneamento básico.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone –
iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo