CONFLITO

Para ONU, são necessárias novas rotas de ajuda em Gaza

As Nações Unidas e agências de ajuda expressam dúvidas de que as promessas de Israel em abrir novas rotas de ajuda em Gaza serão suficientes para ajudar o povo faminto

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres / Foto: Manuel Elias – ONU

Da redação, com Vatican News

As Nações Unidas e as agências de ajuda manifestaram dúvidas de que as promessas de Israel em abrir mais rotas de ajuda para Gaza serão suficientes para aliviar a situação dos palestinianos famintos.

O Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres, disse que “medidas dispersas” não eram suficientes, enquanto a agência das crianças, UNICEF, disse que as promessas de novas travessias para Gaza precisavam de se tornar realidade.

Em Berlim, o governo alertou Israel que “não tinha mais desculpas” para atrasar a entrada de suprimentos humanitários.

No início desta semana, relatórios de Jerusalém sugeriam que a passagem de Erez seria reaberta temporariamente pela primeira vez desde que o Hamas lançou o seu ataque surpresa a Israel no ano passado.

Ao mesmo tempo, uma declaração do gabinete do primeiro-ministro Netanyahu disse que Ashdod também receberia remessas de ajuda para Gaza, e a ajuda jordana seria entregue em volumes maiores através da travessia terrestre em Kerem Shalom.

A Grã-Bretanha ecoou os apelos da instituição de caridade World Central Kitchen para uma revisão independente de um ataque de drones israelita a um comboio de veículos da organização.

O ataque de segunda-feira matou sete trabalhadores humanitários, incluindo três cidadãos do Reino Unido. O secretário dos Negócios Estrangeiros britânico, David Cameron, disse que Londres iria “revisar cuidadosamente” o relatório inicial dos militares israelitas.

A World Central Kitchen disse que uma investigação independente era a única forma de determinar a verdade sobre o que aconteceu, garantir a transparência e a responsabilização dos responsáveis e prevenir futuros ataques a trabalhadores de ajuda humanitária.

Anteriormente, Israel reconheceu que o ataque aos trabalhadores aéreos foi resultado de uma “série de falhas”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo